Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novas recomendações para o atendimento de pacientes com COVID-19 da Sociedade Americana de Infectologia

Novas recomendações para o atendimento de pacientes com COVID-19 da Sociedade Americana de Infectologia
Academia Médica
nov. 11 - 4 min de leitura
000

No último dia 04 de novembro de 2021 a Sociedade Americana de Infectologia (SAI)  publicou a segunda versão de suas diretrizes sobre prevenção de infecções para profissionais de saúde que cuidam de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19. A versão 2.0.0 contém uma nova recomendação sobre o uso de proteção ocular, bem como recomendações revisadas e literatura sobre o uso de EPI. Esta atualização foi endossada pela Society for Healthcare Epidemiology of America e pela Pediatric Infectious Diseases Society. Confira as recomendações:

Recomendação 01

O painel de diretrizes da SAI recomenda que os profissionais de saúde que cuidam de pacientes com COVID-19 suspeito ou com diagnóstico confirmado usem uma máscara cirúrgica ou respirador N95 (ou N99 ou PAPR) como EPI apropriado. O equipamento de proteção individual (EPI) inclui - além de uma máscara ou respirador - proteção para os olhos, jaleco e luvas. Recomendação forte,  com nível evidência moderada.

Recomendação 02

A diretriz sugere que profissionais da saúde que cuidam de pacientes com COVID-19 suspeito ou conhecido usem proteção para os olhos em comparação com nenhuma proteção para os olhos como parte do EPI apropriado. Esta é uma recomendação condicional, com nível de evidência muito baixa.

Recomendação 03

O painel de diretrizes da sociedade americana de infectologia não faz nenhuma recomendação para o uso de luvas duplas em vez de luvas simples para EPI de saúde. (Ausência de evidência científica tanto para recomendar, quanto para não recomendar).

Recomendação 04

O painel de diretrizes não faz nenhuma recomendação para o uso de protetores de calçados versus nenhum protetor de calçados para profissionais de saúde que cuidam de pacientes com COVID-19 suspeito ou conhecido como parte do EPI apropriado. (Ausência de evidência científica tanto para recomendar, quanto para não recomendar).

Recomendação 05

A SAI recomenda que profissionais da saúde envolvidos com procedimentos de geração de aerossol em pacientes com COVID-19 suspeitos ou conhecidos usem um respirador N95 (ou N99 ou PAPR) em vez de uma máscara cirúrgica, como parte do EPI apropriado. Recomendação forte, nível de evidência muito baixa.

Recomendação 06

Diante de cenários de contingência ou crise na distribuição de EPIs (falta de respirador N95), a diretriz sugere que profissionais envolvidos com procedimentos de geração de aerossol em pacientes COVID-19 suspeitos ou confirmados reutilizem um respirador N95 REPROCESSADO em vez de máscaras cirúrgicas como parte de EPI apropriado. Esta é uma recomendação condicional, com nível de evidência muito baixa.

Recomendação 07

Ainda nos cenários de contingência ou crise de EPIs(falta de respirador), a diretriz recomenda que profissionais da saúde envolvidos em procedimentos com geração de aerossol em pacientes COVID-19 suspeitos ou confirmados adicionem um face shield ou máscara cirúrgica como cobertura para o respirador N95 para permitir o seu EXTENDIDO como parte do EPI apropriado. Recomendação forte, nível de evidência muito baixo.

Recomendação 08

Durante crises ou contingências a diretriz sugere que em procedimentos com geração de aerossol em pacientes COVID-19 seja adicionado um face shield ou máscara cirúrgica como cobertura para o respirador N95 para permitir sua REUTILIZAÇÃO como parte do EPI apropriado. Essa recomendação é condicional e possui nível de evidência muito baixa.

O documento termina frisando que essa é uma diretriz "viva" e que será atualizada com frequência no site da Sociedade Americana de Infectologia.

Leia mais


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Adarsh A. COVID-19 Guideline, Part 2: Infection Prevention [Internet]. Idsociety.org. 2021 [cited 2021 Nov 11]. Available from: https://www.idsociety.org/practice-guideline/covid-19-guideline-infection-prevention/ ‌

Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você