Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novo Curso A Medicina e os Animes

Novo Curso A Medicina e os Animes
Academia Médica
jul. 23 - 3 min de leitura
000

Uma boa parte da arte japonesa retrata a medicina, as doenças e as catástrofes naturais em suas obras. Na literatura, basta pensar na devastação de "Após o Terremoto" (2000) de Murakami, ou na tuberculose e psicose retratadas em "O Pavilhão de Ouro"

(1959), com que Yukio Mishima quase ganhou o Nobel em 1968.

Nos animes não é diferente:

  • O enredo de Totoro só é possível porque a mãe de Satsuki se recupera em um hospital;
  • Em Vidas ao Vento as tentativas de Jiro de desenvolver um avião acompanham os tratamentos com que sua amada busca curar-se da tuberculose; 
  • Em Mushi-shi, Genko-san viaja o Japão em torno de 1800 para oferecer curas contra o que são, no fim das contas, bactérias.
  • Analisamos a neurocirurgia em Monster, e também a psiquiatria em Evangelion. 

Tudo isso sem esquecer grandes nomes da literatura: os japoneses Kōbō Abe e Haruki Murakami, e o alemão Thomas Mann e sua esplendorosa Montanha Mágica. 

 

A Medicina e as Artes

No curso A Medicina e os Animes, produzido pela Academia Médica e pelo professor Áureo Lustosa Guérios, você vai ampliar sua visão sobre os animes e os filmes de animação japonesa e descobrir o que eles têm a ver com a medicina.

As doenças estão mais presentes nos animes do que você imagina!

Prepare-se para um discussão inusitada e imprevisível sobre os ricos insights que os animes e as obras da literatura japonesa têm a oferecer!

Conheça o curso A medicina e os Animes:

Este curso não é só para pessoas da medicina ou da área da saúde,  mas para todos aqueles apaixonados ou curiosos por animes, ou que queiram vê-los sob uma nova perspectiva.

 

 

Saiba mais sobre o professor

Áureo tratou sua dependência em livros cursando o doutorado em Humanidades Médicas na Universidade de Pádua, na Itália, e mestrado em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha, na Itália, com uma tese sobre a Divina Comédia e a história medieval.

Nos anos recentes, Áureo infectou outros pesquisadores com suas ideias em conferências internacionais. Em 2020, ele foi entrevistado pela Universidade de Munique, na Alemanha, e convidado a ministrar uma aula sobre a história das pandemias na Universidade de Cardiff, no Reino Unido. 

Em 2021, ele foi escolhido como um dos palestrantes da Commission on Science and Literature, um evento internacional organizado conjuntamente pela Universidade Aberta da Grécia e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Também foi convidado a participar de conferências promovidas pela British Society for Literature and Science, pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, e pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Além disso, Áureo é professor dos cursos A Medicina e as Artes,  Humanidades Médicas e História da Saúde, nos quais já compartilhou seus conhecimentos com mais de 500 alunos. Também é o criador do Literatura Viral, um podcast contagiante sobre arte, doenças e Humanidades Médicas. 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você