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O 10 maiores desafios da educação médica para a próxima década

O 10 maiores desafios da educação médica para a próxima década

Os 10 maiores desafios da educação médica para a próxima década

Na virada da década a Revista da American College of Physicians publicou um artigo que denotava os maiores desafios para a educação médica nesta década que vivemos. Os objetivos lá listados são claros bastante claros, porém, a publicação não traz nenhum meio para a realização deles.

Alguns dos objetivos aqui listados foram usados pelo Governo Brasileiro como premissa para a instituição do "Mais Médicos". Sabemos porém que tal medida tem o fracasso como horizonte, pois os países aptos a vencerem os desafios listados abaixo, já possuem um sistema de saúde que respeita seus cidadãos e fornece serviços de qualidade aos seus contribuintes. Ou seja, eles já possuem toda uma estrutura criada para o atendimento digno à população, bastando apenas incorporar o aprendizado do acadêmico de medicina e residentes nesse sistema.

Confira abaixo a lista dosmaiores desafios para mudar a educação médica na próxima década ( no caso, nesta década):

fonte: American College of Physicians. "10 major challenges that confront medical education over the next decade"

ACP: 10 major challenges that confront medical education over the next decade

1)Educar estudantes, residentes e médicos sobre a consciência sobre os custos no cuidado a saúde. Devido aos gastos insustentáveis da atenção a saúde, é necessário educar os acadêmicos de medicina e os médicos sobre o uso de recursos racional, diagnóstico ou terapêutico, afim de diminuir o uso exagerado ou equivocado.

2)Estabelecer uma cultura nos programas das faculdades e da residência médica que promova incentivos para entrar em campos de maior necessidade da sociedade, por exemplo, a medicina de família e comunidade, pediatria e ginecologia, focando a fixação do médico em áreas carentes. Além da necessidade de remuneração financeira para atrair estudantes e residentes, devem ser fornecidos reconhecimento e prestígio apropriado durante o treinamento para estas especialidades e áreas de prática necessidade.

3)Focar a educação médica no bem-estar e na prevenção de doenças. Considerando que a educação médica tem sido tradicionalmente centrada no diagnóstico e tratamento da doença, uma alta prioridade deve, simultaneamente, ser colocado sobre a educação em matéria de manutenção da saúde e prevenção da doença.

4)Estabelecer o balanço adequado entre experiência e educação dos estagiários, número de horas e da intensidade da carga de trabalho residente (horas de serviço) e segurança do paciente. É público e notório o receio que alguns pacientes tem ao se consultarem com internos e residentes, que são cronicamente privados de sono e lazer.

5) Educar os estudantes de medicina e residentes de uma forma que equilibra adequadamente uma abordagem científica / fisiopatológico e uma baseada em evidências para a assistência ao paciente. A ênfase atual sobre os cuidados baseada em evidências deve ser integrado com, ao invés de substituir, uma base sólida nos princípios científicos e fisiopatológicos subjacentes medicina clínica.

6) Preparar os estudantes de medicina e residentes para uma abordagem em equipe, centrada no paciente, para o atendimento ao paciente. A Medicina é cada vez mais um "esporte coletivo", e os médicos devem ser bem treinados para trabalhar tanto como um membro e líder de equipes de saúde destinados a fornecer alta qualidade de cuidado centrado no paciente.

7. Estabelecer uma cultura educacional em que os estagiários e os médicos examinem seus desempenhos e meçam os resultados dos pacientes, com o objetivo final de melhorar continuamente a qualidade dos cuidados que prestam. Medir e melhorar a qualidade do atendimento precisa ser incorporado nas culturas de educação médica e assistência ao paciente, um passo importante foi a designação de aprendizado baseado na prática e aperfeiçoamento como uma das 6 competências gerais para os Residentes.

8)Criar e desenvolver professores com formação adequada em educação médica para treinar o acadêmico nas competências necessárias para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos e especialistas. Devido as pressões da faculdade para ambas as áreas (clínica e pesquisa), deve-se identificar, dar suporte e treinar o staff que educará e formará a próxima geração de médicos.

9)Desenvolver um sistema que dê suporte à Educação Médica Continuada que atente para a realidade e a percepção do conflito de interesses da Indústria. É notório o aumento do interesse da Indústria na Educação Médica Continuada. Devemos nos atentar a isso, pois sabemos que o financiamento da EMC pela indústria pode resultar em Viez devido a necessidade da venda do mais novo medicamento, ou qualquer outro tipo de tratamento, produzido pelas gigantes farmacêuticas. Uma estratégia para evitar isso deve ser criada.

10) Expansão dos recursos para o financiamento da educação médica com serviços que paguem de forma honrosa médicos para prestarem assistência ao serviço público.  Dessa forma, eles poderiam quitar seus débitos com o financiamento do curso prestando serviços onde são necessários. Ambos ganham, pacientes e médicos recém formados. Vale ressaltar, que isso só é válido quando há estrutura para o exercício da medicina e direitos de trabalho assegurados.

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Academia Médica
Fernando Carbonieri
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Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

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