O Médico Jovem merece atenção
Não é novidade para ninguém a expansão dos cursos de medicina no Brasil. Nos últimos 15 anos foram praticamente triplicadas as vagas nas faculdades. As consequências desse aumento patrocinado pelo Governo e por instituições particulares que não são devidamente fiscalizadas pelo primeiro, foi a mudança do perfil do médico brasileiro.
Quem é o "médico jovem"?
Ainda não existe uma definição do termo pelo CFM, sendo esta uma das atribuições de uma Câmara Técnica do CFM intitulada "Comissão para a Integração do Médico Jovem", da qual tenho o orgulho de participar (mas não falo em nome dela). São algumas as vertentes sobre o assunto, sendo as duas principais:
Utilizo a primeira definição neste texto pela facilidade estatística resultante deste conceito.
Podemos afirmar que, segundo o estudo Demografia Médica no Brasil CFM/CREMESP 2013, somos (os médicos jovens) mais de 42,15% de toda a população médica brasileira. Com os mais de 120 mil indivíduos que estão hoje nas faculdades de medicina no país, há uma forte tendência do número ultrapassar os demais brevemente. Sabemos que em São Paulo esta taxa está em 45% e aumentando ano a ano.
Considerando que esse grande grupo enfrenta problemas e peculiaridades comuns, há uma necessidade de engajar e empoderar todos os que pertencem a esta parcela, pois serão estes que serão os profissionais que impulsionarão a medicina nacional. Estas peculiaridades envolvem a entrada no mercado de trabalho pelo recém formado e pelo recém egresso das residências médicas e a constante vigília pela ética profissional.
"É importante ouvir as preocupações e apresentar com clareza nossas propostas. Juntos, poderemos fortalecer a luta em defesa dos interesses da categoria e pela melhoria do SUS. Os médicos – jovens e experientes – precisam contar com o reconhecimento e a valorização de seu trabalho, assim como com condições adequadas para exercer de forma digna seu trabalho", pontuou o Dr. José Hiran da Silva Gallo - Tesoureiro e Coordenador da comissão Federal.
Com o objetivo de integrar e possibilitar um exercício mais profissional da medicina por estes jovens, a Comissão do CFM debate e posiciona-se em diversas áreas, entre as quais merecem destaque:
- Residência Médica
- Saúde e Bem estar do médico jovem
- Condições de trabalho na Urgência e Emergência
- Tecnologias aplicadas a medicina
- Ética Médica
- Políticas Governamentais de Saúde
- Carreira de Estado para Médicos.
Em vistas disso e será realizado em Recife, nos dia 08 e 09 de Abril o II Fórum de Integração do Médico Jovem. Não deixe de se inscrever >> CLIQUE AQUI <<O evento é aberto a todos da classe médica e terá a seguinte programação preliminar:
15h30 Prontuário Médico: Aspectos Legal e Ético - Cremepe
16h00 Declaração de Óbito - José Albertino Souza - CFM
16h30 Gestão da Informação em Medicina - Fernando Carbonieri - Portal Academia Médica.
17h00 Honorários Médicos - Aldemir Humberto Soares - 1o Secretário da AMB
20h00 Solenidade de Abertura -Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM / José Hiran da Silva Gallo – Coordenador da Comissão do Médico Jovem / Sílvio Sandro Alves Rodrigues – Presidente do CRM-PE / Arthur Hirschfeld Danila – Presidente da ANMR / Helena Maria Carneiro Leão – Presidente da AMPE / Mário Jorge Lemos de Castro Lobo – Presidente do Simepe
21h00 O Impacto das Resoluções CFM no 2.077/14 e 2.079/14 nas Unidades de Urgência e Emergência - Mauro Luiz de Britto Ribeiro - Vice-Presidente do CFM
22h00 Debates
09/04/2015
Mesa Redonda: Residência Médica - Presidente: Dalvélio de Paiva Madruga / Secretário: Reginaldo Fernandes Lourenço
08h30 Demandas Atuais dos Médicos Residentes - Arthur Hirschfeld Danila - Presidente da ANMR
08h50 A Visão da Preceptoria Médica sob o Olhar do Médico Residente - Naiara Costa Balderramas -ANMR
09h10 Residência Médica: Ensino ou Assistência? - Beatriz Rodrigues de Abreu Costa - ANMR
09h30 Fiscalização do Programa de Residência Médica - Maria do Patrocínio Tenório Nunes - Professora da USP
14h00 Mesa Redonda: Educação Médica – Ensino da Ética e Bioética -Presidente: José Fernando Maia Vinagre / Secretário: Patrícia Costa de Oliveira Campos Palestrantes:
Leonardo Luz – Conselheiro Federal
Roberto Luiz d’Avila – Ex-Presidente do CFM
Sílvio Sandro Alves Rodrigues – Presidente do CRM-PE
16h30 Carreira de Estado para o Médico - Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - Presidente do CFM
17h00 Mesa Redonda: Médico Jovem - Presidente: Hideraldo Luis Souza Cabeça / Secretário: Julieta Schneider Catani / Comissão do Médico Jovem - Regional / Carlos Tadeu de Oliveira Leonídio -Conselheiro do CRM-PE / Comissão do Médico Jovem - Federal / José Hiran da Silva Gallo - Diretor-Tesoureiro do CFM
18h00 Encerramento