Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O plasma convalescente realmente previne a COVID-19 grave?

O plasma convalescente realmente previne a COVID-19 grave?
Academia Médica
dez. 6 - 3 min de leitura
000

Foi pensando na pergunta que está no título desse texto que pesquisadores italianos elaboraram um estudo prospectivo no intuito de saber se o plasma convalescente (PC) não tem sucesso na prevenção do agravamento da insuficiência respiratória ou morte em pacientes hospitalizados com pneumonia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Como o estudo foi realizado?

Foram adicionados adultos hospitalizados com COVID-19 e uma Pao2 / Fio2 que variava entre 350 e 200 mm Hg. Eles foram divididos em dois grupos na proporção de 1:1, onde o primeiro grupo recebeu o PC e o segundo grupo (controle) não recebeu. O volume de plasma infundido foi de 200 mL, administrado de 1 a no máximo 3 infusões. Os pacientes do grupo controle receberam o remdesivir, glicocorticoides e heparina de baixo peso molecular, de acordo com as recomendações vigentes na Itália.

Quais foram os resultados?

Dos 487 pacientes que foram randomizados (241 que receberam plasma e terapia padrão; 246 para terapia padrão apenas), 64,1% eram homens e a mediana de idade foi de 64 anos.

O agravamento da insuficiência respiratória (razão Pao2 / Fio2 <150 mm Hg) ou o desfecho fatal em 30 dias após a randomização, ocorreu em 59 de 231 pacientes (25,5%) tratados com PC; e em 67 de 239 pacientes (28,0%) que receberam cuidados sem o plasma. Os eventos adversos ocorreram com mais frequência no grupo que recebeu o plasma convalescente (5,0%) em comparação com o grupo de controle (1,6%).

Em pacientes com pneumonia de moderada a grave pela COVID-19, o plasma convalescente não reduziu a progressão para insuficiência respiratória grave ou morte em 30 dias.

Enquanto o combate à pandemia avança no mundo inteiro, mais dados sobre as diversas terapias que foram propostas para salvar as vidas de nossos pacientes são elucidados. É necessário que avancemos cada vez mais na pesquisa e na qualificação profissional para o manejo das doenças respiratórias graves. E foi pensando nisso, e com a missão de disseminar o conhecimento médico e salvar vidas que nós, da Academia Médica, realizaremos o 2º Simpósio de Pneumointensiva que ocorrerá entre os dias  10 e 11 de dezembro de 2021.

Está esperando o que para se atualizar, Dr? Clique aqui e se aperfeiçoe com a gente, te esperamos no Simpósio.

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1‌. Menichetti F, Popoli P, Puopolo M, et al. Effect of High-Titer Convalescent Plasma on Progression to Severe Respiratory Failure or Death in Hospitalized Patients With COVID-19 Pneumonia: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2021;4(11):e2136246. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.36246

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você