Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ô sol vê se enriquece a minha melanina, mas com protetor!

Ô sol vê se enriquece a minha melanina, mas com protetor!
Maiqueli Renata Daniel Lange
dez. 4 - 3 min de leitura
010

Primeiramente a palavra prevenção, do latim “praevenire”, com o sentido de tomar a frente, se posicionar realmente frente a algo. Na minha opinião, entendo que  parece muito fácil falar. E  fazer? será mesmo que é tão fácil assim? provavelmente não! começamos por algo bem simples que é a prevenção e cuidado com a nossa pele diariamente .

Todos os dias estamos expostos a radiação e temos duas escolhas “perder” um minutinho e se prevenir utilizando filtro solar com FPS igual ou superior a 30 ou gastar horas da nossa moeda de troca mais valiosa que é o tempo, sendo assim criar rotina e hábito é fundamental para o êxito.

Sequencialmente a isso, tomando a frente, em 2014 a Sociedade  Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o combate ao câncer da pele  realizando a campanha Dezembro Laranja que ocorre anualmente, apoiado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) com o intuito de conscientizar a população e assim reduzir o número de casos  de câncer de pele.

Ademais , segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020, o número de câncer de pele corresponde a 27% dos tumores malignos no Brasil,  sendo mais prevalentes que câncer próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago. Então já sabemos que quando falamos nessas patologias citadas acima tem adesão e cuidado maiores. Mas agora, ao falar sobre a importância e necessidade do cuidado com o câncer da pele, que erroneamente é  visto como um problema pequeno, mas é  um problema grave de saúde pública, onde necessitamos de um cuidado e atenção diária .

Enfim, prezado leitor, sei que em Dezembro todos queremos ir à praia ficar com a cor do verão cantando um dos hits do verão “o sol vê se enriquece a minha melanina" do compositor Vitor Kler, mas cuidado com sua pele e com o distanciamento social tendo em vista a possível segunda onda da COVID-19, somos muito bons em falar, mas precisamos ser melhores em tomar a frente e cuidar da nossa preciosa pele. E, principalmente, ser exemplos de postura frente ao cuidado.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 207 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Disponível em :

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/conheca-a-campanha-nacional-de-prevencao-ao-cancer-da-pele/ . acesso em : 29 nov. 2020 .

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/sobre/ .acesso em: 29 nov.2020 .


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você