Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pacientes com Câncer que optam por terapias alternativas tem 2,5x mais chances de morrer

Pacientes com Câncer que optam por terapias alternativas tem 2,5x mais chances de morrer
Academia Médica
set. 3 - 3 min de leitura
000

Todos sabemos o quanto os efeitos da quimioterapia e radioterapia podem ser complicados para uma pessoa que está em tratamento para o câncer. Os pacientes também sabem disso e muitas vezes para poder escapar dos efeitos adversos, optam por terapias não validadas cientificamente.

Então quando alguem fala para eles que uma terapia não invasiva, que pode ser curativa a base de "coisas" naturais, sem os efeitos colaterais esperados, ao invés de quimio e radioterapia, fica fácil entender a preferência pela terapia "natureba" milagrosa.

Entretanto há uma razão para indicarmos quimio e rádio. Quando estas terapias forem validadas cientificamente, elas serão consideradas medicina. Elas são chamadas de "terapias alternativas" por não possuírem o rigor científico em sua avaliação, e , por isso, não tem prova de que funcionam.

Para acrescentar mais força ao que os cientistas sabem a anos, um novo estudo publicado no Journal of Nacional Study of Câncer, demosntrou que as pessoas que preferem as terapias alternativas às comprovadas tem 2,5 vezes mais chances de morrer da doença.

Pesquisadores da Universidade de Yale pesquisaram em uma base de dados com mais de 34 milhões de prontuários de pacientes que tiveram câncer, que mostrava o progama de tratamento, assim como suas taxas de sobrevivência.

Desta base, eles seguiram 280 pessoas que foram diagnosticadas com câncer em 2004 que optaram por tratamento controversos ao invés do tradicional. Eles seguiram também 560 pacientes controle, que também tinham câncer e seguiram o tratamento cientificamente aceito (quimioterapia, radioterapia, cirurgia, etc).

Após 5 anos de seguimento 78,3% das pessoas que optaram pela ciência, ainda estavam vivas. Enquanto apenas 54,7% das pessoas que optaram pelas terapias alternativas permaneciam vivas no mesmo período aferido.

Este chocante gráfico acima foi publicado no Journal of the National Cancer Institute.

Este estudo ainda olhou para diferentes tipos de câncer. Eles descobriram que as pessoas com câncer de pulmão tem o dobro de chances de morrer  se em uso de terapias alternativas. Para os pacientes que tiveram câncer colorretal, as pessoas que optaram por terapias alternativas tem 4 vezes mais chances de morrer em comparação com as que optam pelas terapias científicas.

Os resultados mais chacantes apareceram nas taxas de sobrevivência para os pacientes que tiveram câncer de mama.

View image on Twitter

View image on Twitter

 Follow

Jennifer Gunter @DrJenGunter

Women who chose alt med over traditional therapy for breast cancer had five fold increased risk of death https://academic.oup.com/jnci/article-abstract/110/1/djx145/4064136/Use-of-Alternative-Medicine-for-Cancer-and-Its?redirectedFrom=fulltext …

Isso apenas demonstra o que já sabíamos: A maior chance de sobrevivência, se você for diagnosticado com câncer, é sustentada se você utilizar medicamentos com eficácia cientificamente comprovada e prescritas por médicos profissionais.

Com constantes avanços na medicina, as pessoas vem sobrevivendo por mais tempo. Caso seu paciente opte por rejeitar a ciência médica ao preferir terapias alternativas, mostre ESTE ESTUDO para ele, pois, infelizmente ele estará rejeitando as melhores chances de sobrevivência disponíveis no nosso arsenal terapêutico.

Este texto é fruto da análise DESTE ARTIGO CIENTÍFICO. Você também pode colaborar com a expansão dos horizontes do médico. Cadastre-se no AcademiaMedica.com.br e comece a contribuir com seus pares!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você