Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

American Heart Association fala como será o futuro desse modelo de remuneração baseada em valor em Cardiologia

American Heart Association fala como será o futuro desse modelo de remuneração baseada em valor em Cardiologia
Fernando Carbonieri
jul. 13 - 7 min de leitura
020

Nos últimos anos, o sistema de saúde mundial tem passado por uma mudança significativa no modo de remuneração dos serviços prestados, deixando de lado o antigo modelo de pagamento por serviço para adotar um modelo baseado em valor. Desde o advento do livro "Repensando a saúde" de Michael Porter (2007) o mantra do modelo de pagamento baseado em valor vem sendo repetido, sem muitas aplicações práticas. Até o momento.

Tiro um momento aqui para comentar o assunto e o artigo que recem saiu na Circulation "Value-Based Payment for Clinicians Treating Cardiovascular Disease: A Policy Statement From the American Heart Associatioque contribui imensamente com esse difícil tema para gestores (de planos, seguros e hospitalares) e médicos e demais prestadores responsáveis, além do óbvio paciente, partes interessadas na fundamental mudança que promete maior sustentabilidade a esse dispendioso (as vezes em rota de falência) sistema.


O Que São Modelos de Pagamento Baseados em Valor?

Os modelos de pagamento baseados em valor são aqueles em que os prestadores de serviços de saúde recebem remuneração com base na qualidade do atendimento prestado ponderando também desfechos, custos evitados e qualidade de vida do beneficiário/paciente/cliente (difícil decidir qual palavra usar aqui), e não apenas pelo número de procedimentos realizados.

Esses modelos incentivam os prestadores de serviços de saúde a fornecerem cuidados mais eficazes e de maior qualidade, ao mesmo tempo em que reduzem custos desnecessários.

Os modelos de pagamento baseados em valor podem ser divididos em dois tipos: aqueles que fornecem incentivos financeiros ou desincentivos com base na qualidade do atendimento prestado e aqueles que se baseiam em programas de pagamento em populações. Em programas de pagamento em populações, os prestadores de serviços de saúde são remunerados por gerenciar a saúde de uma população, em vez de receberem pagamento por cada procedimento realizado.


A Importância dos Modelos de Pagamento Baseados em Valor na Saúde Cardiovascular

A saúde cardiovascular é uma das áreas que mais se beneficiam dos modelos de pagamento baseados em valor. Segundo especialistas, cuidados preventivos e crônicos requerem um modelo diferente de remuneração, que incentive os prestadores de serviços de saúde a gerenciar a saúde da população, em vez de apenas fornecer tratamento para doenças que já se instalaram.

Os modelos de pagamento baseados em valor podem ajudar a melhorar a qualidade do atendimento, reduzir custos e incentivar a inovação em cuidados de saúde cardiovascular.

Entretanto, esses modelos requerem um arranjo produtivo complexo, em que a saúde é gerida com base em dados e diversas ações preventivas, requerendo uma organização que ainda inexiste na maioria das instituições.

O Futuro dos Modelos de Pagamento Baseados em Valor na Saúde Cardiovascular

Um novo comunicado de política publicado pela American Heart Association (AHA) fornece uma visão para o futuro dos modelos de pagamento baseados em valor na saúde cardiovascular. O comunicado reconhece a importância desses modelos e destaca a necessidade de avançar em direção a modelos de cuidados em populações.

O documento é dividido em várias seções principais, que incluem:

  • principais características dos sistemas de pagamento baseados em valor,
  • as melhores práticas para a medição da qualidade e dos custos,
  • a importância da equidade na saúde,
  • como ajustar os pagamentos para equilibrar custos e qualidade e
  • como implementar e avaliar os programas de pagamento baseados em valor.

Os autores do comunicado destacam quatro temas principais para o sucesso dos modelos de pagamento baseados em valor no futuro:

  1. a necessidade de equilibrar qualidade e custo, considerar a equidade como um componente vital da qualidade,
  2. fornecer opções flexíveis para o financiamento de cuidados em equipe 
  3. intervenções que proporcionem o maior benefício aos pacientes e
  4. incluir os prestadores de serviços de saúde como parceiros críticos para melhorar a qualidade do atendimento e reduzir as sobrecargas.

A Importância da Equidade na Saúde

Um dos principais temas do comunicado da American Heart Association \ é a importância da equidade na saúde. Os modelos de pagamento baseados em valor devem ser projetados para garantir que todos os pacientes, independentemente da raça, etnia, gênero ou condição socioeconômica, recebam cuidados de saúde de alta qualidade.

A equidade é importante porque as desigualdades na saúde cardiovascular persistem em muitas comunidades nos Estados Unidos. As taxas de doença cardíaca e derrame são mais altas entre as minorias raciais e étnicas, e as pessoas com baixo nível socioeconômico têm uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os modelos de pagamento baseados em valor podem ajudar a reduzir essas desigualdades, incentivando os prestadores de serviços de saúde a fornecer cuidados de alta qualidade a todos os pacientes, independentemente da sua situação socioeconômica.

Reduzindo as Sobrecargas nos Prestadores de Serviços de Saúde

Um dos principais desafios dos modelos de pagamento baseados em valor é garantir que eles não aumentem a sobrecarga de trabalho dos prestadores de serviços de saúde. Para que esses modelos sejam eficazes, eles devem ser projetados para reduzir a burocracia e a carga administrativa, permitindo que os prestadores de serviços de saúde se concentrem no atendimento ao paciente.

Os modelos de pagamento baseados em valor podem ajudar a reduzir a sobrecarga de trabalho dos prestadores de serviços de saúde, fornecendo incentivos financeiros para o gerenciamento da saúde da população, em vez de incentivar uma abordagem baseada em procedimentos. Além disso, esses modelos podem ajudar a reduzir o esgotamento profissional, fornecendo uma abordagem mais holística e centrada no paciente para o atendimento.

Os modelos de pagamento baseados em valor são fundamentais para a melhoria da qualidade do atendimento e para a redução de custos na saúde. Esses modelos incentivam os prestadores de serviços de saúde a fornecer cuidados de alta qualidade e a gerenciar a saúde da população, em vez de apenas fornecer tratamento para doenças que já se instalaram.

Para que esses modelos sejam eficazes, é importante que eles sejam projetados com todas as pessoas que participam compõe a promoção à saúde. Algumas de nossas ações vem entregando resultados sistemáticos nas empresas de saúde que estão se atualizando para serem mais eficientes, menos dispendiosas, ao mesmo tempo que tem um serviço de qualidade mais reconhecida entre os beneficiários.

Além de gestão clínica, populacional baseada em dados, a governança deve mirar nas pessoas, reduzindo a sobrecarga de trabalho dos prestadores de serviços de saúde, para garantir a equidade na saúde. Os modelos de pagamento baseados em valor têm o potencial de transformar a forma como os cuidados de saúde como são ofertados, proporcionando cuidados mais eficazes e de maior qualidade de vida para todos: pacientes, profissionais, prestadores e pagadores.




Denunciar publicação
    020

    Indicados para você