Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pesquisadores brasileiros criam soluções portáteis para facilitar diagnóstico de malária e SARS-CoV-2

Pesquisadores brasileiros criam soluções  portáteis para facilitar diagnóstico de malária e SARS-CoV-2
Academia Médica
abr. 12 - 2 min de leitura
000

Com o objetivo de melhorar os recursos disponíveis para o diagnóstico de doenças como COVID-19 e malária, pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná),criaram equipamentos portáteis que estão sendo aprimorados na missão de serem incorporados à lista de métodos de diagnóstico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue lendo e saiba mais detalhes dos projetos!


Detecção do SARS-CoV-2 com uso de chip descartável em um equipamento portátil

Biólogo, mestre e doutor em química pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em química analítica instrumental e Forense pela University of  Technology Sydney, da Austrália), o pesquisador Lucas Banes desenvolveu, com sua equipe, um equipamento portátil capaz de identificar a presença do SARS-CoV-2 com uso de um chip descartável.

O produto está sendo aprimorado em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)

Leia também: [PARTE 1]The Check Up with Google Health 2022: projetos de tecnologia e inovação em saúde com foco no paciente

Filtro de papel, equipamento portátil de qPCR e reagentes para diagnóstico molecular de malária em áreas periféricas e rurais

Em locais de difícil acesso, com baixa infraestrutura e escassez de recursos, o diagnóstico de algumas doenças é  desafiador. Pensando nisso, o biólogo e pós-doutor em Fisiologia Celular pela Portland State University (Oregon, USA) e Instituto Carlos Chagas, está em uma equipe que decidiu combinar o uso de papel de filtro para coleta de amostras com um equipamento portátil de qPCR e reagentes prontos-para-uso.

O principal objetivo é  validar um método de diagnóstico molecular em malária, mas futuramente o projeto visa ampliar as possibilidades de diagnóstico molecular portátil de outras doenças, como hanseníase, tuberculose, tracoma e hepatites.

Saiba mais: [PARTE 2]The Check Up with Google Health 2022: projetos inovadores para profissionais da saúde e comunidade


Ficou inspirado (a) com as criações dos cientistas? Se possível, deixe seu comentário sobre o assunto e compartilhe com a comunidade outras iniciativas que você conhece!


Referência

  1. PORTAL FIOCRUZ. Pesquisas na Fiocruz Paraná buscam tornar acessível o diagnóstico de doenças. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisas-na-fiocruz-parana-buscam-tornar-acessivel-o-diagnostico-de-doencas. Acesso em 12 de abril de 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você