Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Postos de saúde que geram doença

Postos de saúde que geram doença
Fernando Carbonieri
mar. 2 - 2 min de leitura
000

Postos de saúde que geram doença

Não há como iniciarmos a nossa semana aqui no Academia Médica sem comentar e aplaudir a fiscalização do CFM e a reportagem de 01/03/2013 do Fantástico, que mostrou o descaso absoluto de nossos governantes com seus profissionais e com seus cidadãos.

Há muito tempo que nós médicos denunciamos às entidades (in)competentes sobre a precaridade estrutural que nossos estabelecimentos de saúde apresentam. Há muito, somos reféns de prefeitos vagabundos e seus bobos da corte que são donos de "secretarias de saúde" e "vigilâncias sanitárias" que não fazem nada além de manter desviar os recursos que deveriam ser investidos na saúde, educação e sistemas de saneamento básico destes órgãos públicos.

A vigilância do CFM às aproximadamente 1000 Unidades Básicas de Saúde, mostra que não existe o mínimo. Água corrente, Banheiro que funcione, esgoto... Tudo falta. Sem esse mínimo, o restante ( também em falta) torna-se praticamente impossível.

Entrando na parte médica, nos postos visitados, não havia o mínimo para uma consulta médica minimamente adequada. Estetoscópios, Otoscópios,  Luvas, Sondas, Seringas, Agulhas, Termômetros.

Quando pensamos em salas de emergências o resultado é ainda pior. Não há cardioversor em metade dos estabelecimentos visitados, Mascara com balão e tubo endotraqueal são outra raridade.

Vale lembrar que o CFM teve que verificar estes lugares porque foram chamados para tal. A função de fiscalização deveria ser exercida pelas vigilâncias sanitárias municipais e estaduais, assim como a cobrança por melhorias deveria existir daqueles que repassam a maior parte do dinheiro.

A falta de proatividade do Governo federal em dirigir o destino e fiscalizar o uso dos nossos impostos é o agente etiológico principal da pandemia que a população e médicos estão expostos.

A seguir trago a apresentação do Conselho Federal de Medicina que aponta os principais problemas estruturais e de expediente averiguados nas Unidades Básicas de Saúde visitadas.

CLIQUE AQUI para a publicação do CFM sobre as Unidades Básicas de Saúde

Não deixe de comentar este post.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você