Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Potencial das Células-Tronco em Tratamentos de Fertilidade

Potencial das Células-Tronco em Tratamentos de Fertilidade
Comunidade Academia Médica
ago. 10 - 2 min de leitura
000
Um estudo revolucionário conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague aponta um avanço significativo no campo dos tratamentos de fertilidade, utilizando células-tronco extraídas de embriões de camundongos. Os resultados, que poderiam transformar as técnicas de fertilização in vitro (FIV), foram publicados recentemente e estão gerando discussões animadas entre especialistas em fertilidade.

A pesquisa identificou uma célula particularmente versátil no embrião de camundongos, conhecida como endoderma primitivo ou hipoblasto. Surpreendentemente, essas células demonstraram a capacidade de regenerar um embrião completo de forma independente. "Essas células normalmente fornecem nutrição e suporte para o embrião, mas descobrimos que, quando isoladas, são capazes de reconstruir um embrião por conta própria", explica Madeleine Linneberg-Agerholm, estudante de doutorado e primeira autora do estudo.

Além disso, os cientistas desenvolveram modelos de embriões a partir dessas células-tronco, chamados de "blastoides", com alta eficiência. Esses modelos podem se tornar ferramentas essenciais para o desenvolvimento de novos medicamentos que melhorem os resultados da FIV. A capacidade desses modelos de suportar condições ambientais adversas pode ser crucial para melhorar a sobrevivência e implantação de embriões em tratamentos de fertilidade.

Outra descoberta intrigante do estudo é a habilidade dessas células em "lembrar" como formar outros tipos celulares necessários durante o desenvolvimento embrionário. "Elas agem como marcadores genéticos, armazenando informações cruciais que podem ser ativadas para reparar danos ou recriar linhagens celulares perdidas", detalha o professor Joshua Brickman, autor sênior da pesquisa.

Este estudo abre portas a novas possibilidades para aprimorar os tratamentos de FIV, e oferece insights sobre as causas da infertilidade. Anomalias no endoderma primitivo podem estar relacionadas à dificuldade de algumas mulheres em conseguir uma gravidez, sugerindo que estas células têm um papel crucial tanto na nutrição quanto na reparação do embrião.

Com foco em aprofundar o entendimento sobre as funções do endoderma primitivo e melhorar as linhagens de células-tronco humanas já existentes, os pesquisadores estão otimistas quanto ao potencial de aplicação dessas descobertas em tratamentos humanos no futuro. "Estamos apenas começando a entender como essas células podem revolucionar os tratamentos de fertilidade", conclui Brickman.


👉🏻 Para aprofundar seu conhecimento nesse tema, disponibilizamos aqui, o link de acesso ao estudo na íntegra


Referência:

University of Copenhagen - The Faculty of Health and Medical Sciences. "Fertility treatments could get boost from stem cells." ScienceDaily. ScienceDaily, 24 June 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/06/240624125427.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você