Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

HPV na prevalência do câncer orofaríngeo: Descobertas do estudo PROGRESS

HPV na prevalência do câncer orofaríngeo: Descobertas do estudo PROGRESS
Academia Médica
ago. 14 - 4 min de leitura
000


A crescente prevalência de cânceres de cabeça e pescoço (HNCs) tem sido uma preocupação no cenário global de saúde. Com 870.000 novos casos estimados e 440.000 mortes em 2020, esses tumores figuram como o sétimo mais comum no mundo. Nos Estados Unidos, em particular, o cenário é ainda mais alarmante. O câncer orofaríngeo (OPC), uma das subclasses dos HNCs, relacionado ao papilomavírus humano (HPV), tem aumentado em incidência, principalmente entre os homens, superando até mesmo o câncer cervical em números.

O HPV é conhecido por ser uma causa necessária para o desenvolvimento do câncer cervical, mas sua ligação com os HNCs, principalmente o OPC, está se tornando cada vez mais evidente. Estudos recentes mostram que mais de 80% dos casos de OPC são atribuíveis à infecção por HPV. Os tipos de HPV classificados como de alto risco e reconhecidos como carcinogênicos incluem o HPV-16, 18, 31, 33, entre outros. É alarmante notar que somente o HPV-16 é responsável por 85% a 96% dos casos de OPC positivos para HPV.

Tendo em vista o aumento da carga de OPC relacionado ao HPV, os pesquisadores identificaram uma lacuna de conhecimento significativa: pouco se sabe sobre a prevalência do HPV oral na população geral e como ela difere entre os sexos. Além disso, a saúde oral tem sido apontada como um fator de risco potencial para o desenvolvimento de OPC, mas as evidências ainda são inconclusivas.

O estudo PROGRESS, publicado em JAMA Otoralyncology Head & Neck Surgery em agosto de 2023, foi projetado para investigar essas lacunas. A pesquisa avaliou a prevalência do HPV oral e os fatores associados em adultos nos Estados Unidos. Os resultados mostraram que, dos 3196 adultos que frequentavam clínicas odontológicas para cuidados de rotina, 6,6% apresentaram infecção oral por HPV, e 2,0% tinham infecção por HPV de alto risco. Surpreendentemente, a prevalência de HPV oral de alto risco foi três vezes maior em homens do que em mulheres. O genótipo mais frequentemente detectado em ambos os sexos foi o HPV-16.

A prevalência do HPV oral também aumentou com a idade entre os homens, sendo a mais alta observada entre aqueles com 51 a 60 anos. Isso pode estar relacionado a um maior número de exposições ao HPV, perda de controle imunológico com o avanço da idade ou reativação de infecções latentes. A ligação entre comportamentos de alta atividade sexual e infecção por HPV também foi confirmada. Além disso, a pesquisa identificou uma possível associação entre a saúde oral e a infecção por HPV, sugerindo que má higiene oral e doença periodontal podem aumentar o risco de infecção por HPV na cavidade oral.

Os resultados deste estudo conduzem a conclusões significativas acerca da crescente prevalência do HPV oral, particularmente entre homens de idade mais avançada, colocando essa população em um risco elevado de desenvolver OPC.  Com isso, é necessário intensificar os esforços de prevenção, educando sobre o HPV e o OPC. A prevenção através da vacinação contra HPV e modificações no estilo de vida, como a redução de comportamentos sexuais de alto risco, deve ser uma prioridade. 

Na figura, é possível observar a prevalência de infecção pelo papilomavírus humano oral (HPV) estratificada por idade e sexo, conforme apresentado no estudo Oral Human Papillomavirus Prevalence and Genotyping Among a Healthy Adult Population in the US.


Prevalence of Oral Human Papillomavirus (HPV) Infection Stratified by Sex and AgeError bars represent 95% CIs.



Fonte:  JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. doi:10.1001/jamaoto.2023.1573


Para acessar essa pesquisa na íntegra, clique aqui.


Leia Também: 


Referência: 

Giuliano AR, Felsher M, Waterboer T, et al. Oral Human Papillomavirus Prevalence and Genotyping Among a Healthy Adult Population in the US. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. Published online August 03, 2023. doi:10.1001/jamaoto.2023.1573


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você