Há quase 17 milhões de sobreviventes de câncer vivendo nos Estados Unidos. Pesquisas sugerem que componentes do estilo de vida, como o peso corporal de uma pessoa, quão fisicamente ativos são, o que comem e se consomem bebidas alcoólicas, podem afetar sua sobrevivência e bem-estar após um diagnóstico de câncer.
Em março, a American Cancer Society (ACS) revisou estudos sobre como esses fatores influenciam resultados do câncer e publicou uma atualização detalhada das das diretrizes de nutrição e atividade física para sobreviventes de câncer.
O câncer é uma doença agressiva e, consequentemente, a perspectiva de sobrevida e recuperação de saúde após o diagnóstico depende de muitos fatores, como: o tipo de câncer (e o grau da doença) que acometeu o paciente; os tratamentos utilizados após o diagnóstico, a presença de comorbidades que podem afetar em maior ou menos grau o prognóstico.
A seguir, fizemos um resumo dos conselhos baseados nas evidências da diretriz.
Cultivo de hábitos saudáveis
Há evidências científicas que comprovam que manter uma boa dieta, praticar atividades físicas regularmente e cultivar hábitos saudáveis, ajuda os sobreviventes de câncer a viver mais e, consequentemente, também diminui o risco de reincidência da doença ou desenvolvimento de um novo câncer.
Além disso, esses hábitos limitam efeitos colaterais do tratamento. reduzem o risco de desenvolvimento de outras doenças graves e melhoram a saúde e bem-estar geral dos pacientes.
Nutrição adequada
Segundo a American Cancer Society, o consumo de alimentos nutritivos pode ajudar os sobreviventes de câncer a gerenciar seus níveis de energia e isso faz com que eles se sintam melhores e mais fortes.
É preciso considerar que as necessidades nutricionais dos pacientes com câncer durante o tratamento dependem do tipo de câncer que eles têm, dos tratamentos que recebem e dos efeitos colaterais que vivenciam. Abaixo, algumas dicas listadas na diretriz:
• Durante o tratamento oncológico, o paladar pode sofrer alterações. Desta forma, recomenda-se que pacientes experimentem novos alimentos e consumam aqueles aos quais não estavam acostumados anteriormente;
• Escolher uma variedade de alimentos à base de plantas, e consumir feijão e ervilha em vez de carne em algumas refeições por semana é algo que positivo para uma nutrição adequada;
• É importante recomendar o consumo diário de frutas e vegetais os pacientes;
• O consumo excessivo de alimentos processados e embutidos não deve ser estimulado;
• Ao atender pacientes em tratamento contra o câncer , entenda que eles podem enfrentar desafios alimentares, como: falta de apetite; problemas para mastigar, engolir ou digerir e cansaço decorrente do tratamento, possíveis consequências em seu estado nutricional.
Incentivo à prática de atividades físicas
Há muitos benefícios decorrentes da atividade física. Por isso, a ACS recomenda que a avaliação e o incentivo à prática comece o mais rápido possível após o diagnóstico do câncer.
Ser fisicamente ativo é seguro para a maioria das pessoas em tratamento contra o câncer. Além disso, se manter na ativa após um diagnóstico de câncer pode ajudar a melhorar a sobrevivência de sobreviventes de câncer de mama, colorretal e próstata, e há evidências crescentes de que também pode ser útil para alguns outros tipos de câncer.
Atenção: é importante que as recomendações sejam feitas a partir do trabalho de uma equipe com aptidão para avaliar o perfil de cada paciente e recomendar um programa de exercícios seguro e eficaz, considerando as especificidades da pessoa.
São benefícios da atividade física:
• Redução de sintomas de ansiedade e depressão;
• Redução da fadiga e do linfedema;
• Melhorias na qualidade de vida relacionada à saúde, a saúde óssea e o sono.
Compreensão das consequências do tratamento oncológico
Para obter mais sucesso com a aplicação das diretrizes, entenda o porquê é importante que seu paciente mantenha uma vida física ativa.
Durante o tratamento do câncer, os pacientes devem buscar manter (ou até mesmo aumentar) sua massa muscular por meio de dieta e atividade física. Os efeitos colaterais do tratamento do câncer são diversos e causam: alterações no paladar e no olfato, redução do apetite e origem distúrbios digestivos que podem levar à perda de peso (mais perceptível em pacientes oncológicos que recebem tratamentos que afetam o trato digestivo), além da redução de massa muscular e mau estado nutricional.
Por isso, obter calorias suficientes para prevenir a desnutrição e manter o peso corporal e a força saudáveis pode melhorar a jornada de recuperação da doença.
Recomendações sobre redução ou abandono do álcool
A entidade reitera que, dentre os sobreviventes de câncer, o impacto do consumo de álcool na recorrência e sobrevivência do câncer não é claro para a maioria dos tipos de câncer.
Estudos de pessoas com câncer de cabeça, pescoço e fígado mostram que aqueles que bebem álcool não vivem tanto quanto aqueles que não o fazem. A ligação com outros tipos de câncer é menos clara.
Durante o tratamento, é melhor que os pacientes evitem ou limitem o álcool, especialmente se estiverem iniciando um tratamento que os colocará em risco de feridas orais, como radiação na cabeça e pescoço ou muitos tipos de quimioterapia.
Se o álcool for consumido durante o tratamento, o consumo deve ser limitado para prevenir interações com a quimioterapia e evitar áreas de tratamento agravantes durante a radioterapia. É aconselhado que os pacientes conversem com o médico para saber se e é seguro beber durante o tratamento.
Embora não haja evidências suficientes para fazer recomendações específicas sobre o álcool para sobreviventes de câncer em geral, a ingestão de álcool é, de acordo com o documento, uma causa conhecida de vários tipos de câncer.
Artigos relacionados
Anvisa aprova Carvykti — segundo produto de terapia avançada para câncer
Dietas vegetarianas podem estar associadas a um menor risco de câncer
O Imperador de Todos os Males - uma biografia do Câncer, por Siddharta Mukherjee
Controle de peso e atividade física para prevenção e controle do câncer de mama
COVID-19 em pacientes com doenças hematológicas: uma pesquisa da Sociedade Europeia de Hematologia
Referência
- ROCK, Cheryl L. et al. American Cancer Society nutrition and physical activity guideline for cancer survivors. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 2022.Disponível em: https://acsjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3322/caac.21719. Acesso em 08 de abril de 2022.