[ editar artigo]

OMS afirma que dose única da vacina contra HPV previne câncer de colo de útero

OMS afirma que dose única da vacina contra HPV previne câncer de colo de  útero

 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que uma dose única da vacina contra HPV é capaz de proteger as mulheres contra o câncer de colo de útero. A descoberta foi anunciada pelo Grupo Estratégico Consultivo de Especialistas em Imunização, Sage, em uma reunião no início do mês de abril.

Os especialistas avaliaram evidências científicas dos últimos anos sobre dose única em comparação com duas ou mais aplicações da vacina. De acordo com a OMS a constatação é um "divisor de águas na luta pela prevenção porque mais doses poderão chegar a mais meninas e mulheres".

Leia também: A vacinação contra o HPV reduziu em 87% as taxas de câncer cervical na Inglaterra

“Acredito firmemente que a eliminação do câncer do colo do útero é possível. Em 2020, a Iniciativa de Eliminação do Câncer Cervical foi lançada para enfrentar vários desafios, incluindo a desigualdade no acesso a vacinas. Essa recomendação de dose única tem o potencial de nos levar mais rápido ao nosso objetivo de ter 90% das meninas vacinadas aos 15 anos até 2030” ( Princess Nothemba  Simelela, Diretora-Geral Adjunta da OMS)

A entidade também destacou que os consultores enfatizaram que há fortes preocupações sobre falta do incentivo à vacina nas campanhas de imunização, sobretudo em países mais pobres. 

Recomendações da OMS sobre a vacina contra HPV

Estimativas indicam que mais de 95% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo vírus do HPV.

Neste cenário, as recomendações oficiais dizem que meninas na faixa etária de 9 a 14 anos devem atualizar o esquema de uma ou duas doses da vacina. O mesmo é recomendado para as mulheres de 15 a 20 anos e acima dos 21 anos, são indicadas duas doses da vacina contra HPV com um intervalo de seis meses. Pessoas  imunocomprometidas devem receber três doses ou, no mínimo duas.

Saiba mais: Novas recomendações da OMS para prevenção, rastreio e tratamento do câncer cervical


Referência:

  1. ONU NEWS. Dose única da vacina contra HPV oferece proteção eficaz contra câncer. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1785782. Acesso em 20 de abril de 2022.

 

Saúde News

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você