Com o objetivo de sanar dúvidas sobre prevenção e controle de Candida auris no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)realizará, na próxima segunda-feira (2), às 15h, um webinar sobre o assunto.
Os interessados em participar da atividade não precisam fazer cadastro prévio. Basta clicar no link do evento Webinar: Candida auris - emergência de saúde pública no Brasil e ter acesso ao aplicativo Microsoft Teams.
Candida auris no Brasil: por que é uma emergência?
Desde janeiro de 2021, a ANVISA vem alertando sobre o risco à saúde pública, decorrente dos surtos de Candida auris. Na prática, o fungo é muito resistente a medicamentos e causa infecções hospitalares que podem ser letais. Inclusive, pesquisas apontam que até 90% dos isolados de Candida auris são resistentes ao fluconazol, anfotericina B ou equinocandinas.
Em 16 de fevereiro, a autoridade sanitária publicou uma nota técnica sobre o assunto. O documento contém diversas orientações para identificação, prevenção e controle de infecções por Candida auris em hospitais.
Referências
- ANVISA. Webinar da Anvisa aborda prevenção e controle de Candida auris. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa. Acesso em 29 de abril de 2022.
- ANVISA. Nota técnica Gvims/Ggtes/Anvisa Nº 02/2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-no-02-2022.Acesso em 29 de abril de 2022.