Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Revalida 2020: prazo de segunda fase termina hoje

Revalida 2020: prazo de segunda fase termina hoje
Academia Médica
set. 20 - 2 min de leitura
000

O prazo para indicar a universidade que irá revalidar o diploma vai até hoje, segunda-feira (20). Participantes podem conferir se foram aprovados por meio do sistema Revalida.

 

Onde conferir o resultado

Os participantes podem conferir se atingiram a pontuação necessária, por meio do Sistema Revalida. Juntamente com os resultados, o Instituto disponibilizou as devolutivas sobre os recursos referentes ao resultado preliminar desta segunda etapa, divulgado no dia 27 de agosto. 

O prazo para prosseguir com o processo de revalidação dos diplomas  médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira vai até hoje, junto a uma das IES parceiras do programa. 

Confira a lista de universidades aqui 

Os dados de 2020

Na edição de 2020 foram aprovados 1.087 médicos formados fora do Brasil. Esse número corresponde a 45,3% dos participantes da 2ª etapa e a 7% dos inscritos na 1ª etapa do Exame.

Reprovação – Novidade! Em caso de reprovação, não é mais necessário recomeçar o processo. Basta se reinscrever nessa etapa, com validade para as duas próximas edições do exame.  

Etapas – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, cuja aplicação contemplou as provas objetiva e discursiva. 

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Artigos Relacionados

Referências

Divulgado o resultado final do Revalida 2020. Assessoria de Comunicação Social do Inep. Acesso em https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/revalida/divulgado-o-resultado-final-do-revalida-2020

Resultados Revalida. Acesso em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/revalida/resultados


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você