Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A revolução digital está chegando na medicina

A revolução digital está chegando na medicina
Renata Velloso
ago. 21 - 5 min de leitura
000

A revolução digital está chegando na medicina

Tecnologia é um assunto  pouco abordado na nossa formação médica. Um dos motivos é que a área da saúde até agora alavancou muito pouco a revolução digital que aconteceu das últimas décadas. Se a gente reparar vai perceber que a tecnologia mudou muita coisa na nossa vida. Estar conectado o tempo inteiro e ter acesso a praticamente todo o conhecimento já produzido pela humanidade na palma da nossa mão mudou até a nossa maneira de pensar. Mas , apesar disso, continuamos praticando basicamente a mesma medicina que praticávamos há 20, 30 anos atrás. Claro que os tratamentos evoluíram mas o modus operandis continua o mesmo. Mas isso vai mudar.

Todo mundo sabe que o sistema de saúde está quebrado. Não estou falando apenas do Brasil. Essa é a realidade no mundo inteiro. Praticamente todos os países tem aumentado a cada ano o percentual do PIB gasto com saúde, sem apresentar de fato uma melhora considerável na expectativa ou na qualidade de vida dos seus cidadãos.

Conversando com o professor de emergência da Unicamp,  o Dr. Marco Carvalho, uma pessoa que eu admiro muito, ele ponderou que independente dos avanços da tecnologia temos que cuidar para que a medicina continue sendo uma relação entre duas pessoas. Isso é muito importante e nunca vai mudar, a relação médico-paciente não será substituída por uma relação computador-paciente ou robô-paciente, assim como a relação aluno-professor também sempre se dará entre duas pessoas. Mas a forma dessa relação vai mudar muito. Os médicos, assim como os professores, deixarão de ser os “donos da verdade” grandes sabe-tudo de uma relação baseada no paternalismo e passarão a ser parceiros em uma relação baseada na igualdade. Isso porque a revolução digital trouxe uma democratização da informação nunca vista antes.

Vou dar uma exemplo que aconteceu comigo. Eu estava no pronto socorro acompanhando um parente. Fomos colocados em uma sala para aguardar o atendimento junto com outro paciente.  Um médico examinou o nosso colega de sala, deu 3 hipóteses diagnósticas, disse que iria solicitar alguns exames para decidir o que seria feito e saiu. Antes do médico voltar, esse paciente teve tempo de fazer uma busca no seu celular sobre as  suas 3 hipóteses diagnósticas, leu sobre os sintomas, sinais de alerta e quais seria as opções de tratamento. Ele então consultou através do mesmo aparelho um outro médico amigo dele sobre o que estava acontecendo para ter uma segunda opinião. Quando o médico da emergência voltou, cerca de 30 minutos depois, o paciente tinha uma quantidade de informação a respeito do seu estado de saúde inimaginável poucos anos atrás. Um médico que chega com uma postura de superioridade numa realidade como essa pode passar por uma situação bastante embaraçosa.

Mas a democratização na informação não é a única maneira com que a tecnologia irá revolucionar o conhecimento médico. Várias outras inovações que estão acontecendo no mundo e que em breve farão parte do nosso dia a dia tem poder para alterar profundamente a maneira com que cuidamos na nossa saúde.  É fundamental que o médico fique atualizado a respeito desses temas.

Por isso eu convido vocês para a leitura do livro Inovação 2 do Reinaldo Normand. O Reinaldo é um empreendedor super bem sucedido que mora no Vale do Silício, a meca da inovação mundial, e que generosamente está disponibilizando um ebook para download grátis. O livro aborda de maneira super fácil de ler as principais inovações que irão mudar a nossa vida nos próximos anos e é cheio de exemplos reais de coisas que parecem ficção científica mas que já estão acontecendo. O enfoque não só em saúde, mas tudo está conectado e os temas abordado no livro valem para todas as áreas.

Nas próximas semanas iremos abordar aqui no Academia Médica como essas inovações irão impactar o dia a dia da nossa profissão. Enquanto isso deixamos a pergunta: que inovações tem alterado a sua prática médica e o que você está mais ansioso para que vire realidade na nossa profissão?

Quem se interessar em ler o livro grátis do Reinaldo Normand, é só acessar esse link aqui. O livro está disponível para download tanto na versão em inglês quanto em português.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você