Compartilhamos os resultados do estudo SELECT, apresentado em Medical Xpress dia 13 de novembro de 2023. O estudo, foi conduzido por uma equipe da Cleveland Clinic e recentemente apresentado na sessão de ciência emergente das Sessões Científicas de 2023 da American Heart Association. Publicado no New England Journal of Medicine, em 11 de novembro de 2023, o estudo revela que a semaglutida, um agonista do receptor GLP-1, reduziu em 20% os eventos cardiovasculares em adultos com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular estabelecida, mas sem diabetes.
A semaglutida, inicialmente aprovada para o tratamento do diabetes tipo 2, também foi autorizada pela FDA em 2021 para a gestão crônica do peso em adultos com obesidade ou sobrepeso e pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. Neste estudo, os pacientes tratados com semaglutida apresentaram uma perda média de peso de 9,4% e melhorias significativas em outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.
O ensaio SELECT, realizado de outubro de 2018 a junho de 2023, envolveu mais de 17.000 pacientes em 41 países, todos acima de 45 anos, com doença cardiovascular preexistente e IMC igual ou superior a 27, mas sem histórico de diabetes. Os participantes receberam injeções semanais de 2,4 mg de semaglutida ou placebo, além do tratamento padrão para doença cardiovascular.
Os resultados são notáveis: a ocorrência de morte por evento cardiovascular, infarto do miocárdio não fatal ou acidente vascular cerebral não fatal foi de 6,5% no grupo tratado com semaglutida, contra 8,0% no grupo placebo. Estas reduções de risco foram consistentes entre homens e mulheres, diferentes etnias, faixas etárias e níveis de peso basal.
No que diz respeito à segurança, a semaglutida não apresentou questões inesperadas. Os sintomas gastrointestinais, como náuseas e diarreia, foram as principais causas de descontinuação do tratamento, algo já conhecido nesta classe de medicamentos. Além disso, houve uma taxa ligeiramente maior de distúrbios da vesícula biliar no grupo da semaglutida em comparação com o placebo, mas sem riscos aumentados para distúrbios gastrointestinais graves, pancreatite, distúrbios psiquiátricos ou lesões renais.
É importante notar que o estudo se limitou a pacientes com doença cardiovascular preexistente, não abordando a prevenção primária de eventos cardiovasculares em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, mas sem doenças cardiovasculares prévias.
Este estudo representa um progresso considerável na compreensão de como o manejo do sobrepeso e da obesidade pode influenciar diretamente na diminuição das complicações cardiovasculares. Esses resultados fornecem informações cruciais aos especialistas no tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade, particularmente naqueles com alto risco cardiovascular.
Referência:
Medical Xpress. (2023, November 13). Semaglutide reduces cardiovascular events by 20% in overweight or obese adults who don't have diabetes: Trial. https://medicalxpress.com/news/2023-11-semaglutide-cardiovascular-events-overweight-obese.html
Leia também:
Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!