Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Semaglutida mostra eficácia na perda de peso entre adolescentes

Semaglutida mostra eficácia na perda de peso entre adolescentes
Academia Médica
nov. 8 - 3 min de leitura
000


A semaglutida, um medicamento análogo de GLP-1 já utilizado por adultos para perda de peso, pode em breve se tornar uma opção para adolescentes que lutam contra a obesidade. Um estudo sobre a questão - baseado no ensaio clínico “STEP TEENS”, publicado em 2 de novembro no New England Journal of Medicine e apresentado no congresso ObesityWeek - incluiu 201 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos provenientes de centros médicos nos Estados Unidos, México e países da Europa.  

Os participantes recrutados tinham índice de massa corporal (IMC) de obesidade, no percentil 95 ou 85 de sua faixa etária, e pelo menos uma comorbidade relacionada ao sobrepeso. A média de idade foi de 15,4 anos, sendo pessoas predominantemente do sexo feminino (62%) e brancas (79%). 

Os adolescentes foram divididos em dois grupos. 134 deles receberam dose de semaglutida de 2,4 mg/semana ao longo de 68 semana, reduzindo seu IMC inicial em uma média de 16,1%. Outros 67 que receberam placebo e tiveram um aumento médio de IMC de 0,6%. Todos os participantes receberam aconselhamento sobre estilo de vida. 

Em média, os adolescentes que receberam a semaglutida tiveram uma perda de 15,3 kg, ao passo que os participantes do grupo placebo aumentaram seu peso basal em 2,4 kg. Mais de 40% dos jovens que receberam uma injeção semanal do medicamento mais aconselhamento sobre estilo de vida conseguiram reduzir seu IMC em pelo menos 20%. Por volta de 73% dos que receberam a medicação perderam 5% ou mais do peso corporal, em comparação com 18% daqueles que só tiveram intervenções no estilo de vida.  

Além disso, a droga também ajudou os adolescentes a reduzirem alguns fatores de risco cardiovascular, sendo observada queda no colesterol total de, em média, 8,3% em comparação com 1,3% naqueles que tomaram placebo. Respectivamente, os níveis de triglicerídeos caíram em média de 28,4% versus 2,6%.  

De acordo com os autores do estudo, as descobertas são de grande importância no combate à epidemia de obesidade que assola os jovens e adultos ao redor do mundo. Porém, eles ressaltam que o incentivo aos bons hábitos de vida continua sendo imprescindível na prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade.  

Referência: 

Weghuber D, Barrett T, Barrientos-Pérez M, Gies I, Hesse D, Jeppesen OK, Kelly AS, Mastrandrea LD, Sørrig R, Arslanian S; STEP TEENS Investigators. Once-Weekly Semaglutide in Adolescents with Obesity. N Engl J Med. 2022 Nov 2. doi: 10.1056/NEJMoa2208601. Epub ahead of print. PMID: 36322838. 

Leia também: 

Você é o que a sua mãe come! Consumo materno de alimentos ultraprocessados relacionado a sobrepeso nos filhos

Benefícios da alimentação com restrição de tempo aliada a exercício de alta intensidade no controle glicêmico a longo prazo

Pessoas com excesso de peso relatam preconceitos e constrangimentos diários

Obesidade infantil é cada vez mais comum, grave e precoce




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você