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Como service design o fortalece no jogo multiplayer da Saúde?

Como service design o fortalece no jogo multiplayer da Saúde?

 Um dos jogos mais divertidos de nossa infância era o War. Um exército, um objetivo, sorte nos dados, rezar para vim as boas cartas, mas também, rapidamente, eliminar o amigo que mais se irritava em sair do jogo. É sempre muito divertido e, apesar de sempre jogarmos, a cada jogo era uma história diferente.

Mas no dia a dia, não é bem isso que acontece. Constantemente nos colocamos em situações de jogos repetitivos e, para piorar as coisas, múltiplos e simultâneos. Nesse cenário, tomamos sempre as mesmas decisões para manter um ganho "seguro". Essa é a cultura empregada até agora: sempre procurar o melhor payoff.

Quando vamos desenhar soluções para múltiplos stakeholders, como é o caso da Saúde, é importante, para cada ponto de interação entre os participantes, fazer uma análise dos payoffs daquela situação e entender como é o comportamento atual, e então tentar criar jogos em que ocorra um ganha-ganha-ganha mais interessante e sustentável.

Lembre-se que na maioria dessas interações, há mais de dois stakeholders, então deve-se analisar cada uma das respostas possíveis e como serão os respectivos payoffs.

Um artifício interessante a ser adotado aqui é a gamificação. Poucos conseguem entender o que faz a gamificação de tão importante na teoria dos jogos: ela altera os payoffs, de forma tangível ou intangível e mantém o jogo, sendo jogado com maior gratificação e melhores payoffs.

Um exemplo de gamificação com múltiplos stakeholders está nos jogos de MMORPG. Você tem o fabricante do produto (que quer você jogando), as guildas (que gostariam de você mais poderoso para as aventuras) e você (que quer ajudar a você mesmo e a sua guilda). Então todos estão em um ambiente que o mantém frequentemente jogando.

O grande desafio na Saúde será mostrar que uma gamificação completa de toda a Saúde, considerando os payoffs mais interessantes se todos colaborarem sem constrangimentos, de forma transparente e sem extorsões, tornará o sistema mais empático e o verdadeiro foco de nossa intenção – o paciente –levará sempre o melhor payoff possível. 

 

Quer saber mais sobre teoria dos jogos, service design, design thinking e outras novidades que estão mudando a Saúde?

 

A Academia Médica / Health School, em parceria com Marcelo Tournier (médico, executivo de saúde e inovação para saúde SESI), Carlos Bernini Kapins (gamification, design de serviço e cardiopediatria intervencionista) e Fernando Carbonieri ( Academia Médica, Hacking Health e Bioética Aplicada), formulou um programa de imersão em FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE.

Com o objetivo de expandir os horizontes e criar o mindset de liderança voltada para o futuro, o programa está com esta com duas turmas abertas:

  • 27, 28 e 29 de julho  Jupter, em Curitiba/PR
  • 3, 4 e 5 de agosto – Centro de Treinamento Edson Bueno, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

 

Guilherme Rabello, do Inova Incor que comenta sobre o que viu durante sua participação na primeira edição do LIM, em São Paulo. 

 

O seguimento da imersão acontece pela comunidade de prática online, criada especialmente para manter o seu network com as pessoas que querem resolver problemas reais, de pessoas reais, motivando todos os stakeholders necessários para que a mudança ocorra.

Leadership Innovation and Management for Healthcare Professionals - LIM:

- Sexta, das 17h às 22h
- Sábado das 08h às 18h30
- Domingo das 08h às 13h
- Repositório de informações exclusivo para os ALUMNI em academiamedica.com.br/lim
- Webinars quinzenais sobre cases de sucesso e fracasso, liderança, inovação, gestão, implementação de ferramentais ágeis, focado na área da saúde. Os webinars serão desenvolvidos por facilitadores e convidados que trabalham com metodologias ativas de ensino para melhorar a qualidade do aprendizado em rede, por pares.

Mais informações em http://health.school/lim

Academia Médica
Carlos Eduardo Bernini Kapins
Carlos Eduardo Bernini Kapins Seguir

Médico, Service Designer, Curioso

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