Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 TED Talks inspiradores para acadêmicos de medicina (e para médicos também)

10 TED Talks inspiradores para acadêmicos de medicina (e para médicos também)
Juliana Karpinski
ago. 19 - 5 min de leitura
030

Sabe aqueles conselhos, dicas ou orientações sobre como ser um profissional melhor que não são ensinados na faculdade? Muitos deles você pode aprender com a experiência de outras, e as palestras do TED Talks são um ótimo lugar para isso.

Os TED Talks têm o de propósito disseminar boas ideias. E alcançam esse objetivo com a participação de palestrantes renomados que trazem conteúdos com os mais variados temas. Muitos desses assunto, parecem não ter relação alguma com a medicina, mas podem motivá-lo a ser um profissional melhor.

Compartilho abaixo alguns indicações de vídeos inspiradores do TED que podem contribuir para a formação dos acadêmicos de medicina, para os médico formados e para todos os profissionais.

 





Só lembrando, a lista não é um ranking, é apenas uma seleção para inspirá-lo! 💡 

 

1. As escolas matam a criatividade?

Neste Ted Talk você vai ouvir sobre um argumento divertido e profundamente comovente para a criação de um sistema educacional que nutre (e não prejudica) a criatividade. A palestra do autor e educador Ken Robinson desafia a maneira como os filhos são educados e defende um repensar dos sistemas escolares, para cultivar a criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.

Alguma semelhança com o atual modelo de ensino superior? 🤔

 

2. Sua linguagem corporal pode moldar quem você é

A linguagem corporal afeta a maneira como os outros veem nós, mas também pode mudar a forma como nos vemos. A psicóloga social Amy Cuddy argumenta que permanecer em uma postura de confiança, mesmo quando não nos sentimos confiantes pode aumentar os sentimentos de confiança e pode ter um impacto em nossas chances de sucesso.

 

3. Como grandes líderes inspiram ação

Neste Ted Talk, Simon Sinek Simon Sinek,  o autor do Best-seller "Comece com por quê", explora como os líderes podem inspirar cooperação, confiança e mudança. Há um modelo simples, mas poderoso para uma liderança inspiradora que começa com um círculo dourado e a questão "Por quê?". 

 

4. Como falar para que as pessoas queiram ouvir

Você já se sentiu como se, ao falar, ninguém ouvisse? Na palestra de Julian Treasure, presidente da Sound Agency, você vai aprender como falar poderosamente; desde exercícios vocais até dicas de como falar com empatia. Treasure é o autor do livro "Sound Business", um manual para o uso eficaz do som em todos os aspectos dos negócios. 

 

5. Dentro da mente de um mestre procrastinador

Nesta palestra hilária e inspiradora, Tim Urban nos leva a uma jornada por horas intermináveis no YouTube, leituras compulsivas da Wikipedia e momentos de divagação olhando pela janela - e nos encoraja a pensar firmemente naquilo em que estamos realmente procrastinando, antes que não dê mais tempo. .

 

6. O que faz uma vida boa? Lições do estudo mais longo sobre felicidade

O que nos mantém felizes e saudáveis ao longo da vida? Fama, dinheiro, sucesso...? O psiquiatra Robert Waldinger, diretor de um dos estudos longitudinais mais abrangentes da história sobre o Desenvolvimento de Adultos, descreve neste TED três importantes lições aprendidas para construir uma vida longa e preenchida.  


7. O enigma da motivação

Neste TED, o analista de carreiras e ex-redator de discursos de Al Gore, Dan Pink, examina o enigma da motivação, começando pelo fato que os cientistas sociais já sabem, mas que a maioria dos gestores não: as recompensas tradicionais não são sempre tão eficazes como pensamos.  

 

8. O poder dos introvertidos

Em uma cultura onde ser sociável e extrovertido é valorizado como nunca, pode ser difícil, e até vergonhoso, ser introvertido. Mas, como Susan Cain argumenta nesta apaixonante palestra, introvertidos trazem ao mundo habilidades e talentos extraordinários e devem ser encorajados e reconhecidos. A palestra de Susan foi vista mais de 25 milhões de vezes.

 

9. Como fazer do estresse um amigo

Enquanto o estresse se tornou um inimigo da saúde pública, uma nova pesquisa sugere que o estresse somente é ruim para você se você acreditar que esse é o caso. A psicóloga Kelly McGonigal nos incita a encarar o estresse como uma coisa positiva e nos apresenta um mecanismo desconhecido para redução do estresse: aproximar-se dos outros. 

 

13. Uma lição sobre como olhar

Você está olhando de perto? A educadora visual Amy Herman explica como usar a arte para aumentar seus poderes de percepção e encontrar conexões onde elas podem não ser aparentes. Aprenda as técnicas que Herman usa para treinar SEALs da Marinha, médicos e investigadores de cena de crime para converter detalhes observáveis ​​em conhecimento acionável com esta palestra perspicaz.
 



 

Gostou dessas indicações?

Conhece algum TED Talk que não está nessa lista e que pode ser interessante para acadêmicos e colegas médicos? Compartilha com a gente!

 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você