Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medicina com humor - Uma calcinha para os ligamentos do fígado

Medicina com humor - Uma calcinha para os ligamentos do fígado
Medicina com Humor
fev. 20 - 2 min de leitura
000

Hoje iniciamos uma parceria muito legal com o pessoal da iniciativa Medicina com Humor (facebook e Instagram). Esses internos lá da da Universidade Federal do Maranhão tiveram a visão de que a medicina pode ser sim ensinada com muito humor. Para começarmos, uma calcinha para os ligamentos do fígado!

''Caramba, sempre me esqueço quais são os ligamentos que servem para fixar o fígado.''

Calma... Pegue leve, a partir de hoje, se você entender a mensagem deste macete, você nunca mais irá esquecer os ligamentos do fígado. Então vamos nessa:

No fígado existem seis ligamentos responsáveis pela fixação deste órgão. Para compreender estes 6 ligamentos de maneira didática, nós iremos imaginar uma calcinha... Bem, cada parte da nossa calcinha irá representar um ligamento:

  • a parte anterior da calcinha será o ligamento Falciforme, que fixa o fígado a parede anterior do abdome,
  • a parte posterior da calcinha será o ligamento Redondo (fica até fácil de memorizar, a parte de trás da calcinha é o Redondo, sacou a piada?)
  • e as alças superiores da calcinha serão os ligamentos Coronários, coronários vem de coroa e corao se põe na parte superior da cabeça, assim como os ligamentos coronários ficam na parte superior do fígado, ligando-o ao diafragma. Estes ligamentos coronários são denominados de acordo com a localização, logo, teremos o lig. coronário anterior esquerdo, lig. coronário posterior esquerdo, o ligamento coronário anterior direito e lig. coronário posterior direito.
  • A junção dos ligamentos coronários direitos formam o ligamento triangular direito, da mesma maneira, os ligamentos coronários esquerdos formam o lig. triangular esquerdo.

Pronto, agora que já entendemos qual ligamento é que parte da calcinha, agora bastar vestirmos um fígado com uma calcinha que entenderemos a disposição de todos os ligamentos.

Lembrando que esta é apenas uma ilustração pra ajudar na memorização, na verdade, esses ligamentos são todos reflexões do peritônio que recobre quase toda área do fígado, na vida real, fica mais pra calçola do que calcinha...

Não deixe de comentar logo abaixo e de curtir o Medicina com Humor no facebook e Instagram!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você