Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vacine-se contra problemas na apresentação de palestras!

Vacine-se contra problemas na apresentação de palestras!
Fernando Carbonieri
mar. 4 - 7 min de leitura
000

palestras

 

Em nosso meio são frequentes a falta de organização e as desculpas geradas por incompetência da organização de algum evento científico. Vacine-se contra isso, pois em uma palestra não será a organização do evento que estará dando a cara a tapa. O bom andamento de sua apresentação pode depender muito de você.

Hoje, o objetivo é evitar problemas. Principalmente aqueles que fazem alguns membros da plateia olharem para o teto apostando que estão perdendo tempo em ouvi-lo. Problemas com o hardware, mesmo que, na maioria das vezes não seja culpa do palestrante, podem ser bastante embaraçosos.

Há algumas maneiras de salvar essas apresentações, e, consequentemente o apresentador.

Quantas foram as aulas, palestras e congressos, em que a apresentação do professor não rodou? Quantas vezes foi necessário alguém ficar "passando" os slides da apresentação pois o controle do apresentador pifou na hora "H". E os usuários iniciantes de gadgets da apple? São inúmeros os que esquecem de levar o cabo adaptador para acoplar no projetor.

Aulas, Defesas e Apresentações I – Cabos, conexões e gadgets

por Edmar Stieven Filho*

Aulas, apresentações ou palestras são rotinas no meio acadêmico e laboral. A ausência ou falta de cuidado com algumas ferramentas pode prejudicar um trabalho bem realizado. Um checklist deve ser usado antes de cada apresentação para que não falte nada na hora H. Os palestrantes podem encontrar algum item que não lhes interesse neste texto, porém, mesmo assim devem montar um kit de primeiros socorros para levarem, principalmente quando vão falar em um lugar desconhecido.

Veja a lista:

  • Acesso a internet ou internet 3G – conectar a internet durante as apresentações cria um novo nível de possibilidades. Se você fala constantemente em público não deixe de adquirir um acesso 3G.
  • Cabo VGA (fêmea - fêmea) - cabo VGA é o cabo que normalmente liga o computador ao projetor. Existem outros cabos, porém este é o padrão ainda hoje. Um cabo de bom comprimento com um cabeçote longo para boa fixação no computador é item obrigatório para organizadores de curso e de segurança para palestrantes. O problema é que algumas vezes estes cabos têm o cabeçote curto e gasto, o que gera uma conexão inadequada com o computador, fazendo com que o sinal fique caindo durante a apresentação, ou mesmo que não de nenhum sinal. É comum encontrarmos cabos de baixa qualidade na hora que pedimos o cabo do projetor nos de apresentação. Em caso de problemas maiores apenas um cabo reserva ou uma boa Extensão VGA ira salvar a palestra.

 

Extensões

  • Extensão VGA (macho - fêmea) – esse cabo é raro de se encontrar, porém pode ser extremamente útil. Ele é importante por dois fatos: Primeiro que,  às vezes, o cabo fornecido não permite que você coloque seu notebook na posição desejada. Nesses casos a extensão cai bem.  Em segundo é que alguns cabos VGA têm o cabeçote curto e não conectam corretamente no laptop, fazendo com que a imagem fique caindo por mal contato. A extensão normalmente tem cabeçotes longos com parafusos, o que garante uma boa interface entre o seu computador e o cabeçote curto.

 

Extensão elétrica - pelo mesmo motivo da extensão VGA, uma extensão elétrica é sempre bem vinda. Nem sempre com as opções oferecidas permitem que você coloque seu computador aonde lhe convém.

  • Extensão de cabo de rede (cabo + conector) – esse cabo, com sua devida conexão, para extensão deveria ser sempre disponibilizado pelos organizadores do evento. É a mesma idéia da extensão elétrica: poder se posicionar em qualquer local de preferência sem estar limitado por um cabo seja de rede para acesso a internet ou elétrico.. Atente-se também para ter um Conector de cabo de rede (fêmea-fêmea) para extensão
  • Adaptador  de tomadas – Como o padrão brasileiro é único no mundo, este equipamento virou imprescindível a qualquer pessoa que irá utilizar qualquer equipamento comprado no exterior, ou irá levar seu equipamento para o exterior. Evitar aborrecimentos de seu plug não conectar na tomada é fácil com um conector universal. Isso é especialmente importante se for conferencias internacionais, aonde os padrões de tomada são diferentes.  Se possível, já compre um com entrada USB para carregar celulares e outros.

 

  • Caneta para quadro branco - leve suas próprias canetas, com suas cores favoritas, sempre com você. Não conte com o funcionamento das canetas do local aonde você irá falar.
  • Microprojetor - essa é uma opção para os mais afortunados. Um microprojetor reserva pode salvar a palestra além de impressionar muito. Acho que este gadget ainda esta com o preço muito elevado e não vale o custo benefício, além de a qualidade dele ser inferior a um projetor convencional, mas caso o $$ esteja sobrando …
  • Bom e velho mouse USB. Já me salvou várias vezes.   :)
  • Pointer Universal com passador USB
  • Cabos Apple – Todos os cabos e conexões da Apple são despadronizados, ou seja, não conectam em nada. Como organizador de curso você certamente vai passar pelo momento em que o palestrante esquece o seu adaptador do Apple e não tem como conectar o computador no projetor. Não adianta passar a aula para outro computador, ela desconfigura quando lida pelo Windows ou Linux. Neste caso pegue o telefone e comece a ligar para todos os seus amigos que têm Apple para emprestar o adaptador. Para dar uma ajudinha, a cada série de computadores, a Apple lança um novo sistema de conexão que não tem nada a ver com o antigo.  Como já tive que cruzar a cidade, duas vezes, em busca de adaptadores, hoje tenho os dois que são usados na mala de primeiros socorros para cursos. Já me evitaram algumas viagens. São eles:

 

Também deve-se lembrar de: Pilha reserva nova dos dispositivos wireless – pointers, mouse sem fio e outros devem sempre ter uma pilha reserva. Não há tempo de fazer carga na hora H !!!

*Edmar Stieven Filho é professor de Ortopedia da Universidade Federal do Paraná, Mestre em princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná e Doutorando em Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Paraná.  É Cirurgião de Joelho no Hospital VITA, com experiência na área de Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia do Joelho e Trauma do Esporte. É escritor e curador do Portal CTEA


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você