Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Vaping e Risco de Asma: Estudo Analisa Idade de Início entre Jovens e Adultos

Vaping e Risco de Asma: Estudo Analisa Idade de Início entre Jovens e Adultos
Academia Médica
mai. 17 - 4 min de leitura
000

A asma é uma das doenças respiratórias mais prevalentes nos Estados Unidos, afetando mais de 27 milhões de pessoas. Essa condição contribui para uma perda econômica estimada em cerca de $300 bilhões anualmente devido a dias de trabalho e escola perdidos, mortalidade e custos médicos, além de desafiar continuamente os sistemas de saúde com visitas frequentes aos departamentos de emergência.

Um estudo de coorte prospectivo, publicado em JAMA, 17 de maio de 2024, buscou entender o impacto do uso de dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina, incluindo vapes, vaporizadores, canetas vape, canetas para hookah, cigarros eletrônicos e cachimbos eletrônicos) no início da asma em adultos e jovens nos Estados Unidos. Este estudo é pioneiro em estimar prospectivamente a idade de início da asma entre adultos e jovens que nunca usaram cigarros e que não tinham asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no início do estudo, utilizando análises de sobrevivência com censura por intervalo.

O estudo revelou que o uso destes  dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina no período de 30 dias está associado a um aumento no risco de incidência de asma em idades mais jovens em comparação com adultos que não fizeram nenhum uso. Especificamente, a função de risco para o início da asma mostrou um aumento acentuado entre aqueles com mais de 60 anos. Esta descoberta é consistente com estudos anteriores que indicam que a incidência de asma não diminui com o aumento da idade.

🟦 Na tabela, é possível observar a relação entre o uso de dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina nos últimos 30 dias e a idade de início da asma em um grupo selecionado de 7.766 adultos. Esses indivíduos, ao participarem da primeira onda do estudo Population Assessment of Tobacco and Health - PATH entre 2013 e 2021, não possuíam diagnóstico prévio de asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e nunca haviam usado cigarros:

Fonte:  Pérez A, Valencia S, Jani PP, Harrell MB., 2024

Surpreendentemente, para os jovens que nunca usaram cigarros e aqueles sem asma, o estudo não encontrou uma associação significativa do uso desses   dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina com a idade de início da asma, o que pode indicar a necessidade de um tempo de acompanhamento mais longo, pois o início da asma pode demorar mais para se manifestar.

🟦 Na figura abaixo, é possível observar a associação entre o uso de dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina (ENDS) nos últimos 30 dias e a idade de início da asma entre 17.023 jovens. Esses participantes, ao ingressarem na primeira onda do estudo Population Assessment of Tobacco and Health (PATH) entre 2013 e 2021, não tinham diagnóstico prévio de asma e nunca haviam usado cigarros:

Fonte:  Pérez A, Valencia S, Jani PP, Harrell MB., 2024

Entre os pontos fortes do estudo, destaca-se o uso do Estudo Population Assessment of Tobacco and Health - PATH, uma amostra representativa nacional de adultos e jovens dos EUA, que permite testar hipóteses com dados longitudinais sobre resultados de saúde relacionados ao tabaco, incluindo asma. 

🟦 No estudo PATH, realizado entre 2013 e 2021, pesquisadores analisaram a idade de início da asma em indivíduos que não apresentavam diagnóstico prévio de asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e que nunca haviam fumado cigarros. A figura a seguir ilustra os resultados obtidos sobre o impacto do uso de dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina e outros fatores no desenvolvimento da asma:

Fonte:  Pérez A, Valencia S, Jani PP, Harrell MB., 2024

As conclusões do estudo apontam a necessidade de esforços sistemáticos para reduzir o fardo da saúde da asma, incluindo triagem precoce da doença.  Reformular as diretrizes de triagem para asma, incluindo o uso de dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina, pode permitir a identificação precoce da doença. Isso pode melhorar significativamente o controle dos sintomas, reduzir a necessidade de medicamentos em altas doses, minimizar efeitos colaterais e melhorar os resultados do tratamento. 



Referência: 

Pérez A, Valencia S, Jani PP, Harrell MB. Use of Electronic Nicotine Delivery Systems and Age of Asthma Onset Among US Adults and Youths. JAMA Netw Open. 2024;7(5):e2410740. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.10740


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você