[ editar artigo]

Vida de Anestesista

Vida de Anestesista

O dia do Anestesista é comemorado no dia 16 de Outubro. Nesse dia, comemora-se o aniversário da data em que a primeira cirurgia sem dor foi realizada, o dia do anestesista.

Em 16 de Outubro de 1846 a anestesiologia tem seu marco inicial com William Thomas Green Morton, realizando uma anestesia baseada em éter no paciente Edward Gilbert Abbott para que o cirurgião John Collins Warren excisasse um tumor que lhe tomava a glândula submaxilar e uma parte da língua. Foi no Hospital Geral de Massachusetts. Morton chegou atrasado devido a um problema no inalador e a sessão quase foi suspensa por isso.

Chegou esbaforido, desculpando-se pelo atraso e logo foi instruindo Abbott a respirar por uma das aberturas do inalador de vidro. Depois de perder a consciência e deixar cair a cabeça, Morton se vira para Warren e diz: 'Seu paciente está a sua espera Dr!'. Warren fez a excisão do tumor com a rapidez habitual e o paciente não desferiu nenhum grito de dor. Depois de terminar, Warren, emocionado, fala para a plateia incrédula: 'Isso, senhores, não é nenhum embuste'. O impassível cirurgião chorava. Desde esse dia a humanidade venceu a dor. Saímos das trevas.

Para comemorar este feito incrível, convidamos para um webinar 3 anestesistas que marcam a nossa vida aqui no Academia Médica. Num bate papo descontraído, Solon Maia (Meus Nervos), Caê (Crônicas de Anestesia) e Diógenes Silva (Anestech) falaram sobre o porque escolheram a anestésio, como está a especialidade no presente e quais são as expectativas para o futuro.

O resultado você pode ver no vídeo abaixo, ou no YouTube do Academia Médica. 

Para receber todos os conteúdos e também contribuir com a "Expansão dos Horizontes" da medicina falando o que a faculdade de medicina esqueceu de contar cadastre-se na nossa lista de transmissão do Whatsapp. Basta clicar AQUI e nos enviar uma mensagem

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você