Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vida de Anestesista

Vida de Anestesista
Fernando Carbonieri
out. 16 - 2 min de leitura
000

O dia do Anestesista é comemorado no dia 16 de Outubro. Nesse dia, comemora-se o aniversário da data em que a primeira cirurgia sem dor foi realizada, o dia do anestesista.

Em 16 de Outubro de 1846 a anestesiologia tem seu marco inicial com William Thomas Green Morton, realizando uma anestesia baseada em éter no paciente Edward Gilbert Abbott para que o cirurgião John Collins Warren excisasse um tumor que lhe tomava a glândula submaxilar e uma parte da língua. Foi no Hospital Geral de Massachusetts. Morton chegou atrasado devido a um problema no inalador e a sessão quase foi suspensa por isso.

Chegou esbaforido, desculpando-se pelo atraso e logo foi instruindo Abbott a respirar por uma das aberturas do inalador de vidro. Depois de perder a consciência e deixar cair a cabeça, Morton se vira para Warren e diz: 'Seu paciente está a sua espera Dr!'. Warren fez a excisão do tumor com a rapidez habitual e o paciente não desferiu nenhum grito de dor. Depois de terminar, Warren, emocionado, fala para a plateia incrédula: 'Isso, senhores, não é nenhum embuste'. O impassível cirurgião chorava. Desde esse dia a humanidade venceu a dor. Saímos das trevas.

Para comemorar este feito incrível, convidamos para um webinar 3 anestesistas que marcam a nossa vida aqui no Academia Médica. Num bate papo descontraído, Solon Maia (Meus Nervos), Caê (Crônicas de Anestesia) e Diógenes Silva (Anestech) falaram sobre o porque escolheram a anestésio, como está a especialidade no presente e quais são as expectativas para o futuro.

O resultado você pode ver no vídeo abaixo, ou no YouTube do Academia Médica. 

Para receber todos os conteúdos e também contribuir com a "Expansão dos Horizontes" da medicina falando o que a faculdade de medicina esqueceu de contar cadastre-se na nossa lista de transmissão do Whatsapp. Basta clicar AQUI e nos enviar uma mensagem


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você