[ editar artigo]

Você conhece os efeitos neurotóxicos do Metronidazol?

Você conhece os efeitos neurotóxicos do Metronidazol?

O metronidazol, antimicrobiano prescrito para tratamento de infecções anaeróbicas e por protozoários, pode causar efeitos neurotóxicos graves, como ataxia, disartria, neuropatia periférica, alteração de nível de consciência e convulsões. Estudos de caso-controle evidenciam uma incidência de 1 evento neurológico a cada 400 pacientes tratados com metronidazol.

Os principais fatores de risco são altas doses e a duração prolongada do tratamento. Relatos de casos sugerem que a duração média do tratamento antes do início dos sintomas é de 6–7 semanas, mas os sintomas podem aparecer dentro de dias após o início. No que diz respeito a doses, uma revisão de 110 casos de adultos com encefalopatia induzida por metronidazol revelou que a dose cumulativa mediana foi de 65,4g.

Entre os pacientes que desenvolvem neurotoxicidade induzida por metronidazol, até 90% têm lesões características na ressonância magnética, como lesões simétricas e hiperdensas dos núcleos dentados, do corpo caloso e da ponte. 

A boa notícia é que a maioria dos pacientes experimenta resolução completa dos sintomas após cerca de após o fim do tratamento com metronidazol. As alterações radiológicas também desaparecem completa ou parcialmente em 75% dos casos.

Leia mais


Publique na Academia Médica! Clique em Novo Post e compartilhe conhecimento com a nossa comunidade


Referências

Daneman N, Cheng Y, Gomes T, et al. Metronidazole-associated neurologic events: a nested case-control study. Clin Infect Dis 2021;72:2095–100.

Danica Quickfall, Nick Daneman, Adam A. Dmytriw and David N. Juurlink.Metronidazole-induced neurotoxicity. CMAJ October 25, 2021 193 (42) E1630; DOI: https://doi.org/10.1503/cmaj.201671.

Karlsson WK, Amin FM, et al. Metronidazole-induced encephalopathy: a systematic review. J Neurol 2020; 267:1–13.

Kuriyama A, Jackson JL, Doi A, et al. Metronidazole-induced central nervous system toxicity: a systematic review. Clin Neuropharmacol 2011;34:241–7.

Patel L, Batchala P, Almardawi R, et al. Acute metronidazole-induced neurotoxicity: an update on MRI findings. Clin Radiol 2020;75:202–8.

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você