Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
CardiologiaVOLTAR

Substância sintetizada atua seletivamente em tecidos isquêmicos e pode ser usada fora do ambiente hospitalar

Substância sintetizada atua seletivamente em tecidos isquêmicos e pode ser usada fora do ambiente hospitalar
Academia Médica
mar. 23 - 2 min de leitura
000

A morte súbita cardíaca, devido à fibrilação ventricular letal (FV) induzida por isquemia, faz parte da síndrome do infarto agudo do miocárdio(IAM). No Reino Unido, as 100.000 mortes por ataques cardíacos que acontecem a cada ano ocorrem antes que a ambulância possa chegar ao local. Atualmente, não há drogas antiarrítmicas disponíveis para pré-tratamento fora do hospital, onde o maior impacto na mortalidade seria obtido com esse tratamento.

A fim de suprir essa necessidade, pesquisadores da escola de Medicina e Ciências Cardiovasculares de Londres sintetizaram uma substância com estrutura similar a lidocaína, chamada de OCT2013, mas sem os efeitos colaterais graves da lidocaína. A lidocaína é um bloqueador de um canal cardíaco de sódio e é usada como antiarrítmico em ambientes hospitalares, entretanto, possui reações adversas limitantes de dose no Sistema Nervoso Central e no coração.

Segundo os cientistas a lidocaína foi escolhida, pois é uma substância que pode ser manipulada como pró-fármaco ativado somente no tecido isquêmico, sendo de atuação local no tecido lesionado. Além disso, a lidocaína é um inibidor altamente eficaz da FV induzida por isquemia, devido à sua alta afinidade pelo canal cardíaco de sódio em seu estado ativado/inativado e sua seletividade de isquemia.

O estudo foi feito por meio de experimentos com animais, no qual foi usado um modelo de ataque cardíaco em ratos para testar a eficácia do composto recém-sintetizado OCT2013. Consoante os pesquisadores, o próximo passo da pesquisa é testar o medicamento em uma segunda espécie (coelho) e depois buscar fundos para iniciar os testes em humanos. 

Artigos relacionados 

• Novo guideline da AHA para revascularização da artéria coronária

Infecções por COVID-19 aumentam o risco de doenças cardíacas até um ano depois

• Dor torácica: como identificar e tratar os casos potencialmente fatais?

Referências 

  1. Louise M. Hesketh et al, OCT2013, an ischaemia‐activated antiarrhythmic prodrug, devoid of the systemic side effects of lidocaine, British Journal of Pharmacology (2021). Disponível em:  DOI: 10.1111/bph.15764. Acesso em março de 2022.

  2. MEDICAL XPRESS. Drug may prevent sudden cardiac death without side effects. Fev 202. Disponível em https://medicalxpress.com/news/2022-02-drug-sudden-cardiac-death-side.html Acesso em março de 2022.

Participe do grupo Cardiologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você