[ editar artigo]

Máscaras 'tornam os usuários mais atraentes', sugere estudo

Máscaras 'tornam os usuários mais atraentes', sugere estudo

Além da proteção já demonstrada em diversos estudos, pesquisadores da Cardiff University descobriram um novo e surpreendente motivo para usar máscaras: elas tornam os usuários mais atraentes 😎. E isso não é apenas pela questão de beleza, mas também a visão sobre o uso da máscara remeter  a um estigma de doença, que não mais se mantém após a popularização do acessório durante a pandemia.

Um estudo, publicado na revista Cognitive Research: Principles and Implications, mediu como diferentes tipos de máscaras faciais mudaram a atratividade de 40 rostos masculinos.

Realizado em fevereiro de 2021 (sete meses após a obrigatoriedade do uso de máscaras no Reino Unido), o estudo contou com 43 participantes do sexo feminino que avaliaram, em uma escala de um a 10, a atratividade de imagens de rostos masculinos sem máscara; com máscara de pano; com máscara cirúrgica azul, e segurando um livro preto liso cobrindo a área que uma máscara esconderia .

figura 1

A descoberta foi de que as máscaras cirúrgicas azuis aumentam a atratividade facial mais do que outros tipos de máscaras.

"Também descobrimos que os rostos são considerados significativamente mais atraentes quando cobertos por máscaras de pano do que quando não cobertos. Parte desse efeito pode ser resultado da capacidade de ocultar características indesejáveis ​​na parte inferior do rosto - mas esse efeito estava presente para ambos pessoas menos atraentes e mais atraentes", explicou Dr. Michael Lewis, pesquisador Cardiff University's School of Psychology, co-autor do estudo e especialista em psicologia das faces.

Pesquisas realizadas antes da pandemia demonstravam que as máscaras cirúrgicas reduziam a atratividade, pois além da oclusão de parte do rosto, relacionavam a um estigma de não ser saudável. A pesquisa atual mostra que a pandemia mudou nossa psicologia na forma como percebemos os usuários de máscaras, deixando de remetê-los a uma situação de doença.

Mais trabalhos estão sendo realizados com participantes do sexo feminino e masculino para verificar se os resultados são verdadeiros para ambos os sexos.

Observação: É possível que a vantagem adicional das máscaras cirúrgicas venha da associações com profissionais médicos. Foi demonstrado em estudos anteriores, por exemplo, que as mulheres classificam os médicos do sexo masculino como mais atraentes se usarem jaleco branco.

 

Leia mais

 

Referências

  1. Oliver Hies et al, Beyond the beauty of occlusion: medical masks increase facial attractiveness more than other face coverings, Cognitive Research: Principles and Implications (2022). DOI: 10.1186/s41235-021-00351-9
  2. Yuki Miyazaki et al, The Sanitary-Mask Effect on Perceived Facial Attractiveness, Japanese Psychological Research (2016). DOI: 10.1111/jpr.12116
  3. Cardiff University. Face masks ‘make wearers look more attractive’, study suggests. 13 Jan 2022. Disponível em https://www.cardiff.ac.uk/news/view/2595728-face-masks-make-wearers-look-more-attractive,-study-suggests
  4. Brase, G. L., & Richmond, J. (2004). The white–coat effect: Physician attire and perceived authority, friendliness, and attractiveness. Journal of Applied Social Psychology, 34(12), 2469–2481.  https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2004.tb01987.x

 

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você