O Ministério da Saúde (MS) anunciou a incorporação do baricitinibe (1º medicamento contra A COVID-19 ) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O baricitinibe é indicado para adultos que contraíram a infecção e necessitam de oxigênio por máscara ou intubação orotraqueal. A decisão foi publicada no dia 31 de março no Diário Oficial da União.
Essa não é a primeira vez que um remédio contra a COVID-19 é aprovado no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já liberou outros sete remédios, mas o destaque do baricitinibe é sua incorporação ao SUS e, consequentemente, o acesso gratuito ao tratamento.
Leia também: Paxlovid é autorizado pela ANVISA para uso emergencial contra COVID-19
Benefícios do Baricitinibe
Na prática, o baricitinibe é um remédio bastante eficaz no processo de recuperação de quadros inflamatórios. Em contato com o organismo, o produto reduz a interleucina (IL-6) que é uma proteína relacionada às reações inflamatórias geradas por doenças que afetam o sistema imunológico.
Na avaliação dos especialistas que fazem parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), foram apresentados estudos científicos que comprovam que o remédio irá contribuir de forma significativa na redução das mortes causadas por COVID-19 em pacientes adultos que apresentam um quadro mais crítico da doença.
Referência
- AGÊNCIA BRASIL. Aprovado o primeiro medicamento para tratamento da covid-19 no SUS. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/aprovado-o-primeiro-medicamento-para-tratamento-da-covid-19-no-sus. Acesso em 01 de abril de 2022