[ editar artigo]

Mais uma vacina contra a COVID-19: 100% nacional, RNA MCTI CIMATEC HDT ficará pronta em 9 meses

Mais uma vacina contra a COVID-19: 100% nacional, RNA MCTI CIMATEC HDT ficará pronta em 9 meses

Uma nova vacina contra a COVID-19 100% brasileira será disponibilizada em até 9 meses. Trata-se da RNA MCTI CIMATECH — imunizante contra o coronavírus que é fabricado com a tecnologia de RNA mensageiro. O anúncio foi realizado no dia 1 de março pelo atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

O imunizante está sendo desenvolvido por cientistas brasileiros da Rede Vírus MCTI, em parceria com a americana HDT Bio Corp. O investimento, de R$350 milhões, conta com o Governo Federal.

A primeira fase de testes da vacina em seres humanos começou no mês de janeiro, mediante liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em parceria com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Como funciona a vacina RNA MCTI CIMATEC HDT?

O diferencial da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT é sua tecnologia. Na prática, o código genético do vírus é direcionado ao corpo humano e, assim, o sistema imunológico se encarrega da geração de anticorpos. O RNA mensageiro tem capacidade de autorreplicação nas células e, com isso, a expectativa é de que as pessoas vacinadas tenham uma resposta imune duradoura.

A primeira etapa dos testes (já em curso) consiste na participação de 90 adultos, com faixa etária entre 18 e 55 anos. Um dos critérios da seleção é a garantia de que os participantes estejam em boas condições de saúde.

Para o primeiro grupo, o intervalo entre as duas doses é de 29 dias. Já o segundo, receberá duas doses em até 57 dias e por fim, a previsão é de que a última leva dos participantes recebam dose única. Os pesquisadores estão avaliando: resposta à vacina em três dosagens (1  μg, 5  μge 25  μg), segurança, imunogenicidade e possíveis reações da vacina.

Artigos relacionados

Referência

  1. Agência Brasil. Vacina brasileira contra a covid-19 deve estar pronta em 9 meses. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/vacina-brasileira-contra-covid-19-deve-estar-pronta-em-9-meses. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.


 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você