No início do mês de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou que os novos casos de Covid-19 caíram em todo o mundo, sendo que a média mundial caiu 19% e nas Américas houve um decréscimo de 31% de novos casos.
Entretanto, o número de óbitos subiu 4% na média global e 5,6% entre os países americanos. Isso representa a morte de 34 mil pessoas na última semana nas Américas, o que equivale até 202 mortes a cada hora.
De acordo com a OMS, a subvariante BA.2 da Ômicron é mais contagiosa e já representa 21% de todos os casos de Covid-19 no mundo. E, para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as medidas de saúde pública têm sido insuficientes para responder à Ômicron e é necessário agir rapidamente para não aumentar o número de óbitos .
Por fim, o diretor geral da OMS ressaltou que há falta de igualdade vacinal. Consoante o diretor, atualmente, 116 países estão fora do objetivo comum de vacinar 70% da população de todos os países até meados deste ano, criando “condições ideais para o surgimento de novas variantes”.
Artigos relacionados
•Células T : os super-heróis na batalha contra a variante Ômicron
•OMS diz que África pode controlar pandemia de COVID-19 em 2022
•Se a massa de terra refletisse o número de pessoas não vacinadas, como o mundo seria?
Referência
1. OMS, Covid-19: Casos caem em todo o mundo, mas número de mortes segue subindo. Fev 2022. Disponível em https://news.un.org/pt/story/2022/02/1780022