Metodologias Ativas em Educação Médica - Curitiba, 16 e 17 de março
[editar artigo]

Metodologias Ativas em Educação Médica - Curitiba, 16 e 17 de março

https://www.simaem.com.br/

Estaremos na Escola de Medicina da PUCPR nos dias 16 e 17 de março para participar do Simpósio Internacional de Metodologias Ativas em Educação Médica. 

Com convidados nacionais, da Alemanha e dos Estados Unidos, a educação médica será colocada em pauta para que possamos entregar um melhor ensino ao futuro médico do país. A Academia Médica é uma das apoiadoras e convida você, que quer levar profissionalismo e criatividade ao ensino médico brasileiro, para participar desse evento.

II SIMAEM - Simpósio Internacional de Metodologias Ativas em Educação Médica

Junte-se ao maior evento de Metodologias Ativas em Educação Médica do país e venha aprender e compartilhar experiências inovadoras de ensino. Este evento contará com apresentações de personalidades nacionais, da Alemanha e dos Estados Unidos, além de diversos Workshops. Será um momento para se conectar com uma incrível comunidade de educadores e expandir as fronteiras do ensino-aprendizagem com foco em formar com excelência o futuro da medicina. Join us!

16 e 17 de Março de 2018 na PUCPR

ATENÇÃO - as inscrições estão abertas até dia 09 de março de 2018.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM : https://www.simaem.com.br/

INSCRIÇÕES AQUI

1° DIA - 16 DE MARÇO

Período Manhã - Auditório John Henry Newman (Biblioteca Central)

  • Credenciamento - 08:00
  • Cerimônia de Abertura - 08:30
  • Palestra de Abertura – Metodologias Ativas e suas Evidências – Prof. Thomas Rotthoff (Heinrich Heine Universität Düsseldorf) - 09:00 às 10:00
  • Coffee Break - 10:00 às 10:30
    • Mesa Redonda - Moderador Prof. José Knopfholz (PUCPR)
    • O Médico como professor. - Prof. Kevin O’Brien (University of South Florida - USF) - 10:30 às 11:00
    • A importância de ensinar mais do que a técnica – ensinando a “ser”. Profª. Dawn Schocken (University of South Florida – USF) - 11:00 às 11:30
    • Entendendo os desafios do professor como Facilitador Prof. Thomas Rottroff (Heinrich Heine Universität Düsseldorf) - 11:30 às 12:00
  • Horário livre de Almoço - 12:15 às 13:30

Período: Tarde Local: Bloco 1 (amarelo) 2º andar

Sala 1 – Auditório Thomas Morus

    • Mesa Redonda - Moderador: Profª. Cinthia Spricigo (PUCPR)
    • Metacognição – Como o professor de Medicina aprende? – Profª. Patrícia Tempski (USP) - 13:30 às 14:00
    • O novo estudante de Medicina – Como a geração Millennials aprende – Prof. Fernando Carbonieri – CEO e Founder Academia Médica (PUCPR) - 14:00 às 14:30
    • Discussão e perguntas - 14:30 às 15:00
  • Podemos incluir diversas metodologias em um mesmo currículo – O currículo Blended – Prof. José Knopfholz (PUCPR) - 15:00 às 15:30
  • Simulação clínica: Standardized Patient Program– Profª. Dawn Schocken (University of South Florida - USF) - 15:30 às 16:00
  • Coffee break - 16:00 às 16:30
  • Metodologias Ativas: Mudando a medicina e o mundo -Profª. Juliana Soares Linn (Columbia University) - 16:30 às 17:00
  • Metodologias Ativas – Como Avaliar? – Profª. Patrícia Tempski (USP) - 17:00 às 17:30
  • Gamificação no ensino – Profª. Maíra de Mayo Loesch (PUCPR) - 17:30 às 18:00
  • Role-Playing Game (RPG) na sala de aula – Profª. Patrícia Martin (PUCPR) - 18:00 às 18:30

Auditório Sobral Pinto

    • Mesa Redonda - Moderador: Profª. Maíra de Mayo O. Nogueira Loesch (PUCPR)
    • Pesquisa em Educação Médica – Prof. Milton Arruda (USP) - 13:30 às 14:00
    • Pesquisa e Metodologias Ativas – Rompendo Fronteiras Profª. Juliana Soares Linn (Columbia University) - 14:00 às 14:30
    • Discussão e perguntas - 14:30 às 15:00
  • Team Based Learning – uma estratégia de ensino – Profª. Aline Von Bahten (PUCPR) - 15:00 às 15:30
  • Ensinando com o “One Minute Preceptor” – Prof. Kevin O’Brien (University of South Florida - USF) - 15:30 às 16:00
  • Coffee break - 16:00 às 16:30
  • O Ultrassom como ferramenta de aprendizagem – Prof. Marcus Bastos (UFJF) - 16:30 às 17:00
  • Incluindo o ensino do US no currículo médico - Profª. Dra. Ana Cláudia Tonelli (Unisinos) - 17:00 às 17:30
  • Blended Classrom: combinando e otimizando os melhores recursos – Prof. Caroline Gonzaga (PUCPR) - 17:30 às 18:00
  • Tecnologia em sala de aula – Victor Gadelha (Hospital de Clínicas UFPR) - 18:00 às 18:30

2° DIA - 17 DE MARÇO

Período Manhã (08:00-11:30h) – Workshops Simultâneos

*A inscrição no Simpósio dará direito ao inscrito de participar de até 2 dos workshops indicados no programa com vagas limitadas. A escolha do workshop deverá ser feita pelo interessado no ato da inscrição. Efetivada a opção do workshop na inscrição, não será permitida sua troca. 
 

PUCPR (Salas de Metodologias Ativas)

  • Como avaliar por metolologias ativas – Prof. Milton Arruda (USP) e Profª Patrícia Tempski (USP)
  • Team Based Learning – Profª.  Aline Von Bahten (PUCPR)
  • Avaliando Competências – Prof. Thomas Rotthoff (Universität Düsseldorf)
  • Backwards Design Approach – Profª. Juliana Soares Linn (Columbia University)

Centro de Simulação Clínica da Escola de Medicina PUCPR

  • Simulação Clínica – Profª. Dawn Schocken (University of South Florida - USF)
  • Ultrassonografia na Educação Médica – Prof. Marcus Bastos (UFJF), Profª. Ana Claudia Tonelli (Unisinos), Prof. Gustavo Lenci (PUCPR), Prof. Gustavo Blume (PUCPR), Prof. Graciliano José França (PUCPR).
  • Ensinando Eletrocardiograma com Metodologias Ativas – Prof. Kevin O’Brien (University of South Florida - USF)
  • Feedback & Debriefing – Prof. Carlos Engelhorn (PUCPR), Prof. Paulo Ricardo Gois (PUCPR)

Período: Tarde (13:00-17:30h) – Workshops Simultâneos

PUCPR (Salas de Metodologias Ativas)

  • Profissionalismo na Educação Médica – Prof. Renato Soleiman Franco (PUCPR)
  • Team Based Learning – Profª. Aline Von Bahten (PUCPR)
  • Avaliando por Competências – Prof. Thomas Rotthoff (Universität Düsseldorf)
  • Backwards Design Approach – Profª. Juliana Soares Linn (Columbia University)

Centro de Simulação Clínica da Escola de Medicina PUCPR

  • Simulação Clínica – Profª. Dawn Schocken (University of South Florida - USF)
  • Ultrassonografia na Educação Médica – Prof. Marcus Bastos (UFJF), Profª Ana Claudia Tonelli (Unisinos), Prof. Gustavo Lenci (PUCPR), Prof. Gustavo Blume (PUCPR), Prof. Graciliano José França (PUCPR).
  • Ensinando Eletrocardiograma com Metodologias Ativas – Prof. Kevin O’Brien (University of South Florida - USF)
  • Feedback & Debriefing – Prof. Carlos Engelhorn (PUCPR), Prof. Paulo Ricardo Gois (PUCPR)

Investimento:
-Professores/ Médicos/demais profissionais de saúde: R$ 300,00
-Professores PUCPR: R$ 150,00
-Estudantes: R$ 50,00
INSCRIÇÕES AQUI
Observações
*Os valores para professores da PUCPR, professores externos/Médicos/demais profissionais de saúde referem-se à participação do Simpósio no dia 16/03 assim como a participação de 2 Workshops, sendo um em cada período do dia 17/03 (manhã e tarde - a escolher segundo vagas disponíveis).

**O valor para estudantes é restrito às atividades do dia 16 de março. Os workshops do dia 17 de março são organizados para professores apenas.

Para inscrições com descontos serão exigidas comprovação mediante documento de identidade com foto e carteirinha de estudante e/ou Professor da PUCPR no momento do credenciamento.

Devido à organização dos Workshops e para garantir um melhor dimensionamento destes, gostaríamos de orientar que não haverá inscrições no dia do evento.

Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo
Indicados para você