[ editar artigo]

10 sites para baixar livros de medicina de graça (e legalmente)

10 sites para baixar livros de medicina de graça (e legalmente)

“O método natural de ensino começa com o paciente, continua com o paciente e termina com o paciente, usando livros e aulas como ferramentas para este fim”.
-William Osler

Todos sabemos da importância da interação entre o médico e o paciente na formação profissional, bem como na prática diária do exercício da medicina, mas como já disse Osler, os livros são a ferramenta que permitem a evolução dessa relação.

Pensando nisso, neste post você confere uma lista de sites com coleções de livros sobre medicina e demais conteúdos da área de saúde que podem ser baixados de forma gratuita e legal. Confira!

 

1. PubMed Bookshelf

Bookshelf é uma vasta coleção on-line e gratuita de livros, relatórios, bancos de dados e outras literaturas acadêmicas em biologia, medicina e ciências da vida, que faz parte da divisão de livros do National Center for Biotechnology Information (NCBI).  Clique aqui para acessar.

 


2. The National Academies Press

A National Academies Press publica mais de 200 livros por ano e oferece em seu site mais de 8.500 títulos em formato PDF que podem ser baixados gratuitamente sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo saúde e medicina. Clique aqui para acessar.

 


3. Institute of Medicine Reports

O Institute of Medicine (IOM) é uma organização independente e sem fins lucrativos que trabalha fora do governo dos EUA para fornecer conselhos imparciais e oficiais aos tomadores de decisão e ao público. O site  conta com uma lista completa das publicações da da Divisão de Saúde e Medicina (HMD), desde a sua criação em 1970 até o presente, disponível em PDF.  Clique aqui para acessar.

 


4. WHO Publications

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornece publicações em uma ampla gama de tópicos pertinentes à saúde global através do Institutional Repository for Information Sharing (IRIS). A biblioteca digital possui materiais publicados e informações técnicas publicadas pela OMS desde 1951. Clique aqui para acessar.

 


5. WikiDoc – The Living Textbook of Medicine

O WikiDoc é um site de código aberto que permite que uma comunidade internacional de profissionais de saúde adicione e edite conteúdo médico em um processo denominado co-criação. Como o nome indica, ele funciona da mesma forma que a Wikipedia, com pontos fortes e fracos semelhantes. Clique aqui para acessar.

 


6. Free Books for Doctors

O FreeBooks4Doctors foi criado para promover a disponibilidade gratuita de livros médicos na Internet. Seu diretório de links conta com mais de 370 livros médicos gratuitos. Clique aqui para acessar.

 


7. Internet Archive

O Internet Archive oferece acesso permanente a pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência e ao público em geral a coleções históricas existentes em formato digital. Alguns livros médicos interessantes estão disponíveis e é preciso usar o mecanismo de pesquisa para procurar as áreas de interesse. Clique aqui para acessar.

 


8. Merck Manual

Publicado pela primeira vez em 1899 como um pequeno livro de referência para médicos e farmacêuticos, The Merck Manual of Diagnosis and Therapy é hoje um dos livros de medicina mais vendidos de todos os tempos. O site temo propósito de expandir continuamente o alcance e a profundidade de suas ofertas para fornecer as melhores informações médicas do dia a uma ampla seção de usuários, incluindo profissionais e estudantes de medicina, veterinários e estudantes de veterinária e consumidores. Clique aqui para acessar.

 


9. Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), tem digitalizados quase 4 mil livros, manuscritos, periódicos e imagens de acervo histórico, com acesso a documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de uma série de mapas e ilustrações históricas. Alguns conteúdos médicos históricos estão disponíveis e é preciso usar o mecanismo de pesquisa para procurar. Clique aqui para acessar.

 


10. Acervo de obras raras da USP

O acervo digital Obras Raras, disponibilizado pela USP, também traz livros raros de séculos passados,  além de coleções de jornais antigos.  O destaque é para os dois veículos de comunicação criados pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP (a Revista de Medicina e o Jornal O Bisturi) que revelam muito da história da Medicina no país. Clique nos links para navegar nas coleções da Revista de Medicina e do Jornal O Bisturi.

 

Conhece mais algum site com livros gratuitos de medicina?
Compartilha conosco aqui nos comentários!

Academia Médica
Juliana Karpinski
Juliana Karpinski Seguir

Community Manager na Academia Médica, jornalista e acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Paraná.

Ler matéria completa
Indicados para você