[ editar artigo]

Challenges in global health

Challenges in global health

Faça parte da nossa liga de estudos e comunidade de prática em Global Health. Inscreva-se para o Webinar - Desafios em Global Health clicando AQUI

Mas você sabe o que é Global Health?

Saúde global é uma área de estudo que busca entender a saúde das populações em um contexto global. É definida como área de estudo, pesquisa e prática que prioriza a melhoria da saúde buscando a equidade em saúde para todas as pessoas, em âmbito global.  Problemas que transcendem as fronteiras nacionais e/ou que possuem impactos políticos e econômicos. Além disso, as atividades em Global Health buscam a melhoria da saúde mundialmente, incluindo:

  • Saúde Mental
  • Redução de disparidades
  • Proteção contra ameaças globais que não respeitam fronteiras

Não se pode confundir o termo Global Health com International Health, que é definido com um braço da saúde pública promovido por nações desenvolvidas em auxílio a nações em desenvolvimento.

A Saúde Global (Global Health) pode ser medida como uma função que considera uma grande gama de doenças globais e a prevalência delas no mundo, numa razão que pode ameaçar a vida no presente.

Global Health aborda diversas perspectivas que focam nos determinantes e nas distribuições da saúde em diversos contextos:

  • Medicina - Descreve a patologia das doenças e promove a prevenção, diagnóstico e tratamento;
  • Saúde Pública - enfatiza a saúde das populações; 
  • Epidemiologia - Ajuda a identificar os fatores de riscos e as causa dos problemas em saúde;
  • Demografia - fornece dados para as decisões políticas;
  • Economia - foca seus trabalhos nas relações de custo-eficácia e custo-benefício, buscando uma alocação de recursos próximas do ótimo;
  • Sociologia, estudos de desenvolvimento, psicologia, antropologia, direito e outras ciências humana podem ajudar a entender melhor os determinantes de saúde nas sociedades.
  • Ou seja, é uma abordagem em saúde que não pode ser separada da Bioética como um todo.

Aqui na Academia Médica começamos uma comunidade de prática para colocar a Global Health em pauta. Com o auxílio da especialista no assunto Juliana Linn Soares (Columbia University) e do Professor de Infectologia e Medicina do Viajante, Jaime Rocha (PUCPR), iniciamos um movimento que já conta com vários colegas que entendem que saúde não se constrói apenas no consultório. Saúde está em tudo, em todas as relações humanas, ambientais, econômicas, políticas, governamentais ou não.

Por isso junte-se a nós a este novo webinar sobre os Desafios em Global Health.

No webinar participarão conosco na GHL/Academia Médica o Epidemiologista e infectologista que atua em Health Economics and Management, Bruno Scarpellini; A especialista em Global Health vice presidente para o setor na Columbia University (NY), Juliana Linn Soares, e o médico Infectologista, especialista em Medicina do Viajante, Jaime Rocha (PUCPR).

Não deixe de se inscrever, clicando AQUI ou no link: http://bit.ly/ghl-challenges

A transmissão será apenas pelo canal e só será exibida para cadastrados no link acima.

Para se manter atualizado sobre o tema e na mesma página que a comunidade de prática em Global Health, não deixe de seguir o grupo GHL aqui na Academia Médica, clicando AQUI ou no link: https://academiamedica.com.br/ghl

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, especialista em Bioética

Ler matéria completa
Indicados para você