Se você não quer transformar a Saúde, não leia este artigo!
[editar artigo]

Se você não quer transformar a Saúde, não leia este artigo!

Bem, eu avisei!

Os fóruns e cursos estão saturados de ‘Profetas do Apocalipse’, dizendo que a sustentabilidade do setor da saúde está ameaçada pela transição demográfica, ou que a tecnologia vai nos substituir. Conversando com vários amigos do setor (professores, pesquisadores, executivos e profissionais em hospitais, clínicas, consultórios e empresas), percebemos a mesma sensação: nós, líderes em saúde, estamos enxergando esta enorme onda de desafios chegar à beira da praia. Porém, paralisados de medo, não sabemos o que fazer. Quem tem a solução? É possível fugir dessa onda? Quem vai surfar nela?

Como dizia o guru da gestão Peter Drucker:

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.

Para revolucionar a saúde, precisamos de profissionais com perfil de liderança inovadora. Infelizmente, as escolas no Brasil não nos proporcionam este tipo de aprendizado. Organizações como as startups, contudo, trazem à tona novas ferramentas de inovação e criatividade aprendidas com a prática, constroem um novo perfil de Liderança. Além disso, a quarta Revolução Industrial já chegou na indústria da saúde, com novas tecnologias, cada vez melhores, mais baratas e mais fáceis de usar. Um mundo novo que precisa das pessoas certas para explorá-lo.

Por que poucos líderes de saúde conseguem realizar estas transformações hoje? A resposta é simples: nos falta ferramental e mindset para ocuparmos as lacunas geradas pela inovação.

Em maio deste ano, tivemos a oportunidade maravilhosa de fazer a primeira edição de um programa executivo que junta as melhores práticas de design, educação inovadora e gestão para profissionais da Saúde. O resultado foi o início de uma comunidade de líderes transformadores para a Saúde do nosso País.

Devido ao grande sucesso, estamos abrindo mais duas turmas do Programa de Formação Executiva em Saúde LIM - Leadership, Innovation & Management.

As próximas edições serão:

  • 27, 28 e 29 de julho  Jupter, em Curitiba/PR
  • 3, 4 e 5 de agosto – Centro de Treinamento Edson Bueno, no Rio de Janeiro/RJ

Para mais informações, acesse o site http://health.school/lim/

 

Nos próximos dias, faremos uma série de aulas ao vivo e gratuitas sobre liderança e inovação em saúde, nas quais falaremos sobre novas ferramentas para tornar você um agente de transformação. Fique ligado!

Participantes da primeira edição do Programa de Imersão em Formação Executiva Leadership, Innovation & Management, realizado em maio, no Cubo, em São Paulo.

 

Marcelo Tournier
Marcelo Tournier Seguir

Médico e Executivo na área de Inovação, tecnologia, mudança de comportamento, saúde corporativa e gestão de saúde populacional.

Continue lendo
Indicados para você