{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
App gratuito sobre Radiologia Torácica é criado para ajudar colegas médicos
[editar artigo]

App gratuito sobre Radiologia Torácica é criado para ajudar colegas médicos

É muito bacana você assistir a revolução da informação finalmente atingindo seus pares. É melhor ainda quando a pessoa que está intimamente envolvida no desenvolvimento e execução de boas soluções é um amigo.

É isso o que está acontecendo com Igor Caldas, amigo que conheci na Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM. Recentemente, ele se uniu ao colega de residência em radiologia do Hospital Heliópolis, Jordão Dias, para criar o app Tórax: Radiologia Torácica.

Lançado no dia 29 de Janeiro, até agora, foram mais de 2.000 downloads na app Store da Apple e na Google Play, o que posicionou o aplicativo entre os mais relevantes da semana.

 “Nós, quando recém-formados em medicina e também durante a graduação, muitas vezes temos dificuldade em sistematizar a avaliação de radiografias de tórax. Pensando nisso, tivemos a ideia de criar um aplicativo trazendo de forma simples 3 modelos de avaliação: comentários sobre técnicas, dicas de estudo e correlação anatomo-radiológica”.  - Jordão Dias.

 

Ao avaliar o app, principalmente por eu não ser radiologista, friso o quanto ele pode ajudar o médico que está no front! Assim como eu, muitos médicos ainda não contam com a avaliação do especialista em tempo real no pronto socorro. Avaliar uma radiografia de tórax te leva a um refinamento do diagnóstico em 80% dos casos. E os 20% restantes? Onde você irá buscar a informação que te ajude a avaliar a radiografia em análise? Acho que fica muito difícil de contar com o whatsapp para isso, não é mesmo?

Além da aplicação prática como tira-dúvidas durante o plantão, o app também é uma fonte de estudos, bastante visual e prático para você sedimentar melhor os seus conhecimentos do internato ou na atividade profissional.

Lembro-me que falei para o Igor Caldas que o radiologista era uma 'raça' em extinção, principalmente se ele não utilizasse o potencial que a tecnologia da informação tem a oferecer. Cabe ao médico entender as possibilidades que a TI pode oferecer e, em conjunto com os profissionais da área e designers, criar ferramentas que serão usadas pelas próximas gerações.

O que aconteceu deve inspirar a muitos. Transformar um problema em uma solução, sem esperar que alguém faça isso por você é um caminho virtuoso. Parabéns, Igor e Jordão, pelo exemplo e pelo sucesso!

A todos que estão lendo e querem baixar o Tórax: Radiologia Torácica, utilize os links da loja abaixo:

Mais novidades estão a caminho e a dupla já está desenvolvendo novos apps. Deixe seu comentário abaixo sobre as 'dores' do seu dia a dia como médico que você gostaria que fossem resolvidas!.

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar