[ editar artigo]

TP #48: Entre ajudas, infartos e vacinas

TP #48: Entre ajudas, infartos e vacinas

Nesse episódio, Fernando Carbonieri e convidados conversam sobre os seus desafios para o futuro, além de comentarem sobre as últimas notícias do mundo médico.

O Troca de Plantão acontece de Segunda a Sexta às 06h30 da manhã no Clubhouse e é transformado em Podcast para você que não pode participar conosco ao vivo. Dê o play aqui e curta conosco.

Comandado por Fernando Carbonieri, médico e fundador da Academia Médica, o Troca de Plantão nº48 contou com os colegas  Filipe Prohaska,  Ana Carolina Carvalho, Jamil Cade, Alexander Buarque, Newton Nunes, Ana Panigassi, Marilea Assis, Debora Fukino, Ursula Guirro, Jair Kuhn, entre outros que também compartilharam conhecimento com a comunidade. Com audiência crescente, o Troca de Plantão da Academia Médica traz as principais publicações científicas do cenário mundial, discutidas por profissionais de ponta.

9 episódios essenciais em Grey's Anatomy

Nossos heróis aqui do #TP trouxeram as suas fofocas e a gente traz a sedimentação teórica para elas. Confira abaixo as referências que embasaram a discussão de hoje!

Paulo Gustavo morre de Covid-19 no Rio, aos 42 anos

Leia mais aqui. 

No domingo, horas após acordar e interagir com o marido, o ator sofreu uma embolia, da qual não conseguiu se recuperar.

Canadá aprova uso de vacina da Pfizer em crianças a partir de 12 anos

Leia mais aqui. 

A vacina foi autorizada em dezembro para uso em canadenses com 16 anos de idade ou mais. 

3 boas notícias que mostram o impacto positivo da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Leia, na íntegra, aqui.

1) Mortes de idosos acima de 80 anos caem pela metade

Um estudo recente realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, mostra que caiu pela metade a proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19.

2) Profissionais de saúde estão morrendo menos

Profissionais de saúde, como médico e enfermeiros, que atuam na linha de frente do combate à covid-19, também estão morrendo em menor número.

3) Casos e óbitos entre indígenas diminuem

Consideradas uma das populações de maior risco para a covid-19, os indígenas foram um dos primeiros grupos a serem vacinados. Como resultado, houve uma queda acentuada no número de casos e mortes entre eles.

Epidemia de fake news ameaça vacinação em terras indígenas

Leia, na íntegra, aqui. 

Especialistas vêm alertando para a vulnerabilidade desse grupo às chamadas "fake news", que se espalham principalmente pelo WhatsApp nas comunidades indígenas.

Covid-19: Queiroga apresenta explicações sobre atraso na segunda dose

Leia mais aqui. 

Queiroga lamenta a suspensão do reforço na vacinação e alega que os desfalques ocorrem em razão da burocracia. O Instituto Butantan afirma, no entanto, que embaraços diplomáticos prejudicam o repasse de insumos pela China.

Sputnik V: Anvisa diz que faltam dados básicos para aprovar vacina

Leia mais aqui. 

Agência afirma ter agido de acordo com a ciência e diz que não aceita "tentativa de difamar a autoridade sanitária brasileira". 

"A Anvisa não está acima das críticas, mas são inadmissíveis os ataques à autoridade sanitária do Brasil e aos seus servidores públicos, que vem atuando conforme a missão de servir ao Estado brasileiro e de promover a proteção da saúde da população", diz o comunicado.

Isquemia: número de dias vivos fora do desfecho do hospital foi maior no grupo de manejo conservador vs. grupo de manejo invasivo em 1 mês

Leia, na íntegra, aqui. 

Na população geral do estudo com isquemia moderada ou grave, que incluiu 35% dos participantes sem angina no início do estudo, os pacientes designados aleatoriamente para a estratégia invasiva tiveram maior melhora no estado de saúde relacionado à angina do que aqueles designados para a estratégia conservadora. As modestas diferenças médias favorecendo a estratégia invasiva no grupo geral refletiram diferenças mínimas entre os pacientes assintomáticos e diferenças maiores entre os pacientes que tiveram angina no início do estudo. 

Israel identifica casos de infecção pela variante indiana em vacinados

Leia, na íntegra, aqui. 

41 pessoas infectadas com a cepa, 4 delas já tinham sido vacinadas. Variante presente em 17 países.

 

O que você achou desse episódio? Ajude-nos a fazer melhor. Pule para dentro da conversa e compartilhe conhecimento conosco!

dearemma: Grey's Anatomy Appreciation Week: favorite platonic… | 看不開

Se você esteve conosco ao vivo, por favor, deixe os seus comentários abaixo!

Troca de Plantão

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você