[ editar artigo]

TP #52: Medicina e música

TP #52: Medicina e música

O papel da arte na saúde, esse é o tema abordado no episódio 52 do Troca de Plantão, para isso convidamos o médico e pianista Dr. Alexandre Bezerra para falar sobre assunto e compartilhar suas vivências e experiências a partir da música. 

O Troca de Plantão acontece de Segunda a Sexta às 06h30 da manhã no Clubhouse e é transformado em Podcast para você que não pode participar conosco ao vivo. Dê o play aqui e curta conosco.

Comandado por Fernando Carbonieri, médico e fundador da Academia Médica, o Troca de Plantão nº52 contou com os colegas  Filipe Prohaska,  Ana Carolina Carvalho, Jamil Cade, Alexander Buarque, Newton Nunes, Ana Panigassi, Marilea Assis, Debora Fukino, Ursula Guirro, Jair Kuhn, entre outros que também compartilharam conhecimento com a comunidade. Com audiência crescente, o Troca de Plantão da Academia Médica traz as principais publicações científicas do cenário mundial, discutidas por profissionais de ponta.

E se eu não conseguir fazer tudo que quero antes dos 30 anos? - Karla Lopes

Nossos heróis aqui do #TP trouxeram as suas fofocas e a gente traz a sedimentação teórica para elas. Confira abaixo as referências que embasaram a discussão de hoje!

EUA autorizam vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 para jovens com 12 anos ou mais

Leia mais aqui. 

Eficácia desse imunizante é de 100% para adolescentes de 12 a 15 anos. Vacinação contra o coronavírus já foi aberta para todos os maiores de 16 anos nos EUA. 

"Ter uma vacina autorizada para uma população mais jovem é um passo essencial para continuar diminuindo a imensa pressão no sistema público de saúde causado pela pandemia", disse o médico Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

Austrália vacina atletas contra Covid-19 para a Olimpíada de Tóquio

Leia mais aqui. 

Mais de 2 mil atletas, técnicos e oficiais devem ser vacinados no país antes da competição. O Japão ampliou o estado de emergência em Tóquio até o final de maio e luta para conter aumentos nos casos de Covid-19, o que gera dúvidas sobre a decisão de manter a Olimpíada neste ano

Pesquisa aponta que humanos podem transmitir Covid-19 para animais de estimação

Leia mais aqui. 

A Fiocruz destaca que cães e gatos raramente se contaminam com a doença e que, quando isso acontece, geralmente têm uma evolução branda, de curta duração e com baixa quantidade de vírus encontrada. Até o momento, não há qualquer comprovação que cães e gatos possam transmitir a doença para humanos.

Fiocruz descumpre promessa e só produz 1 de cada 6,5 vacinas aplicadas

Leia mais aqui. 

De acordo com números do Ministério da Saúde, das 46,4 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 já aplicadas em todo o Brasil, só 11 milhões, foram do imunizante produzido pela Fiocruz. 

Queiroga anuncia compra de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer

Leia mais aqui. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta terça-feira (11) que o governo vai comprar mais 100 milhões de doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer para serem usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A compra foi viabilizada após a edição de uma medida provisória que abre crédito extraordinário total de R$ 5,5, anunciada ontem (10).

Anvisa recomenda suspender aplicação de vacina da AstraZeneca em grávidas

Leia mais aqui. 

Na noite de ontem, 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota recomendando a suspensão da aplicação da vacina ChAdOx1 nCov-19 (Vaxzevria e Covishield) da AstraZeneca, envasada pela Fiocruz, em mulheres grávidas. As gestantes haviam sido incluídas no grupo prioritário no último mês pelo Ministério da Saúde.

O motivo da suspensão foi a morte de uma gestante que havia se vacinado. O caso está sendo analisado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Cientistas investigam como a espiritualidade pode ajudar a saúde do corpo

Leia mais aqui. 

Práticas espirituais - e não necessariamente religiosas - que trazem bem-estar, como meditação, passes, oração, perdão, atos de gratidão e fé, podem, em alguns casos, ser aliadas de pacientes; universidades já têm centros de pesquisa para estudar o tema.

Doria diz que 10 mil litros de insumos da CoronaVac estão travados na China

Leia mais aqui. 

Os milhares de litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) estão, diz Doria, parados nos refrigeradores do laboratório Sinovac Biotech, que desenvolve o insumo. O governador acusa o governo federal de estar causando problemas diplomáticos com o país asiático, o que estaria atrasando o envio dos insumos e, assim, retardando ainda mais a vacinação no Brasil.

Uma dose de vacina da AstraZeneca diminui risco de morte por Covid-19 em 80%, diz Inglaterra

Leia mais aqui.

Dados sobre a distribuição da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca mostram que uma dose do medicamento resulta em uma diminuição de 80% do risco de morrer da doença, informou a Saúde Pública da Inglaterra (PHE) nesta segunda-feira.

A entidade também disse que a proteção da vacina Pfizer-BioNTech contra morte aumenta de aproximadamente 80% após uma dose para 97% após duas doses, em sua nova análise.

A Saúde Pública da Inglaterra disse que o estudo foi o primeiro no mundo real sobre proteção da vacina da AstraZeneca contra a mortalidade. 

OMS classifica variante indiana da Covid-19 como "preocupação global"

Leia mais aqui.

Organização internacional alerta para risco de maior transmissibilidade e características que poderiam tornar as vacinas menos eficazes.

Visitantes do castelo do Drácula, na Romênia, são vacinados contra a Covid-19

Leia mais aqui.

Quem resolver visitar o Castelo de Bran, na cidade romena de mesmo nome, conhecido como “Castelo do Drácula”, poderá levar uma espetada: e não se trata da mordida de nenhum vampiro, mas, sim, de uma injeção com a vacina da Pfizer contra a Covid-19.

Isso porque um centro de vacinação foi disponibilizado nas instalações do castelo, que fica nas proximidades da lendária Transilvânia. E, para a ação ficar ainda mais característica, os profissionais da saúde que estão aplicando as vacinas têm adesivos de presas nos uniformes. A estratégia faz parte do conjunto de ações do governo local para incentivar os romenos a se vacinarem, relata reportagem da BBC.

Intervenção educacional baseada na web para pacientes com dispepsia não investigada encaminhada para endoscopia do trato gastrointestinal superior

Leia, na íntegra, aqui. 

Este ensaio clínico multicêntrico aberto randomizou 119 pacientes entre educação em saúde ou cuidados habituais e descobriu que educar os pacientes sobre dispepsia diminuiu muito e de forma sustentável o número de procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal superior (39% vs 82%).

Assim, educar pacientes com dispepsia não investigada diminui efetivamente a necessidade de procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal superior.

Resolução 347 do CREMESP: direito do paciente ou prerrogativa da instituição?

Leia mais aqui. 

As responsabilidades da instituição de saúde estão fortemente presentes na norma. A visita por videochamada não é uma mera autorização para o uso de equipamento de registro de áudio e vídeo, mas um sistema de visita implantado, monitorado e de responsabilidade da instituição de saúde. Nesse ponto, o médico assistente, enquanto responsável pelo paciente, deve estar atento ao cumprimento de todas a obrigações impostas pela norma. O respeito à privacidade em relação aos demais pacientes que ocupem o mesmo ambiente é de responsabilidade de todos, e está expressamente previsto na norma.

 

 

O que você achou desse episódio? Ajude-nos a fazer melhor. Pule para dentro da conversa e compartilhe conhecimento conosco!

Shut up! Dance it out! – Mind Palace

Se você esteve conosco ao vivo, por favor, deixe os seus comentários abaixo!

Troca de Plantão

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você