Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Residência MédicaVOLTAR

Residência Médica #2: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 1

Residência Médica #2: Prepare-se para a Entrevista! - Parte 1
Academia Médica
out. 26 - 2 min de leitura
000

Por Larissa Wendling

Com a colaboração de Marina Melek e Melissa Erdmann

O Objetivo da Entrevista

Continuando nossa série Residência Médica, hoje vamos falar sobre o objetivo da entrevista.

Esta etapa tem um único objetivo: saber se o candidato está ou não apto a fazer parte daquele serviço. Como empregador, o entrevistador quer saber se você se encaixa ou não no perfil daquela instituição. Em nada esse processo seletivo difere de qualquer outra entrevista de emprego. Você, entrevistado, deve mostrar que está apto. Você deve mostrar que o seu peixe é melhor do que o dos seus concorrentes. Portanto, venda-o!

Podemos resumir tudo o que será dito a seguir com duas dicas simples.

A primeira delas é BOM SENSO. Muitas das nossas dicas resumem-se a isto. Às vezes o nervosismo pode atrapalhar o julgamento do candidato e com isso, coisas que parecem óbvias vão simplesmente desaparecer da sua cabeça.

A segunda é NÃO MINTA! A banca pode ser intimidadora sim, e você vai se sentir tentado a enaltecer as suas qualidades. Ainda assim, não ceda ao impulso. Mentir numa entrevista é contar com a sorte – cedo ou tarde (e, muitas vezes, bem mais cedo do que pretendemos, aliás...) alguém vai descobrir que você está mentindo e isso é péssimo.

Muitos médicos podem ser excelentes profissionais e ter um domínio teórico/técnico da área que querem tentar, mas têm uma grande dificuldade no relacionamento interpessoal. Não são raras as queixas de candidatos que se sentiram prejudicados (“mas minha nota na prova foi maior do que a do fulano e ele passou por causa da entrevista”.). Entretanto, devemos lembrar que o objeto e objetivo da profissão médica são o ser humano. Um profissional que tenha amplo conhecimento, porém dificuldade em expressá-lo, ou que não consiga passar por uma situação estressante, provavelmente não é o residente que um serviço procura.

Nesse aspecto, a entrevista com defesa de curriculum serve para tentar avaliar essas importantes habilidades médicas: a comunicação e a maneira como o profissional lida com situações estressantes.

E aí? Gostou da matéria de hoje? Conte pra gente aqui nos comentários e se prepare. Amanhã sai o terceiro texto da série Residência Médica, sobre como você pode se preparar para a entrevista.

Até lá!

 

Para conferir o primeiro texto da série basta dar um clique aqui: Residência Médica #1: o desafio!

 

 

Participe do grupo Residência Médica e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você