Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou o Plano de Eliminação da Malária no Brasil — um programa que tem como objetivo zerar os casos da doença no país até 2035. As ações foram elaboradas em conjunto com profissionais e gestores de saúde e de acordo com a pasta, a meta será dividida em dois momentos. O primeiro consiste na eliminação de 68 mil casos até 2025 e, na sequência, registrar números abaixo dos 14 mil até 2030 e eliminar a transmissão da doença até 2035.
Somente em 2020, foram registrados 145 mil infecções da doença no Brasil, sendo que mais de 99% dos casos estão concentrados na região Amazônica. Por isso, uma das prioridades do projeto no plano de enfrentamento à doença é ampliar Projeto Apoiadores Municipais para Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.
Leia também: Casos de malária e mortes em 2020 relacionadas a interrupções de programas pela pandemia de COVID-19
A malária é uma das doenças infecciosas mais antigas do mundo, causada por quatro diferentes tipos do protozoário do gênero Plasmodium. A transmissão de malária é um grave problema de saúde pública e há uma contradição no combate a situação, já que é uma doença que pode ser evitada e tratada desde que haja investimento adequado para lidar com este desafio.
Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) estiveram no lançamento do programa do MS e apoiaram a iniciativa.
“Hoje temos todas as ferramentas para que o Brasil se veja livre de uma doença que causa muita dor e afeta principalmente as pessoas mais pobres, que moram em territórios mais afastados e que precisamos proteger”. (Socorro Gross, representante da OPAS e da OMS)
Principais ações do Plano de Eliminação de Malária no Brasil
Saiba mais: 1ª vacina contra Malária no mundo: OMS atualiza diretrizes de uso
O Plano de Eliminação de Malária no Brasil, elaborado pelo MS está estruturado em quatro fases. São elas:
- Preparação do país para a eliminação: redução de menos de 68.000 casos até 2025;
- Consolidação da redução: reduzir o número de óbitos para zero até o ano de 2030;
- Eliminação: eliminar a transmissão de malária falciparum até o ano de 2030
- Prevenção: ao fortalecer a capacidade epidemiológica local, o objetivo central é criar mecanismos para evitar o estabelecimento da sua transmissão.
Entre as principais ações alinhadas as etapas do projeto, destacam-se: ampliação do projeto apoiadores municipais, capacitação de vigilância em malária para estados e municípios, atualização dos planos municipais de saúde, contratação de consultores de eliminação para apoio na construção de planos estratégicos estaduais e publicação de guia orientativo sobre Estratégia Diagnóstico, Tratamento, Investigação e Resposta da doença.
Clique aqui e confira o plano na íntegra!
Referências
- AGÊNCIA BRASIL. Ministério da Saúde quer zerar casos de Malária no país até 2035. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/ministerio-da-saude-quer-zerar-casos-de-malaria-no-pais-ate-2035. Acesso em: 13 de maio de 2022.
- ONU Brasil. OPAS apoia lançamento de plano nacional para eliminação da malária. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/181649-opas-apoia-lancamento-de-plano-nacional-para-eliminacao-da-malaria.Acesso em: 13 de maio de 2022.