[ editar artigo]

OMS divulga atualizações sobre uso de testes cutâneos para identificar tuberculose

OMS divulga atualizações sobre uso de testes cutâneos para identificar  tuberculose

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta semana atualizações sobre o uso testes cutâneos baseados nos antígenos do complexo Mycobacterium tuberculosis, de tuberculose (TBST). Segundo a OMS, os novos testes são uma alternativa ao teste tuberculínico (TST) e aos Ensaios de Liberação de Interferon-Gamma (IGRAs).

Na prática, o TBST representa um avanço em relação à precisão do diagnóstico da doença. Com um resultado rápido e seguro, a expectativa é de que as pessoas sejam beneficiadas com um tratamento adequado e ágil. Além disso, os testes também são mais viáveis e econômicos.

Na visão da Diretora do Programa Global de TB da OMS, Dra. Tereza Kasaeva, o TB pode salvar vidas.

“As opções de diagnóstico para pessoas com infecção por TB estão aumentando graças ao envolvimento do fabricante e à pesquisa que gera novas evidências. Garantir que todos os necessitados possam obter um diagnóstico rápido e preciso da infecção por TB salvará vidas e reduzirá o sofrimento”, destacou.

Sobre as diretrizes 

Entre os dias 31 de janeiro de 3 de fevereiro de 2022, profissionais que fazem parte de um Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes se reuniram para analisar os resultados das revisões sistemáticas e fazer recomendações sobre a classe TBST de testes diagnósticos. 

Os detalhes da avaliação estão disponíveis no documento Comunicação Rápida que visa fornecer informações sobre o desenvolvimento e planejamento da transição  de programas nacionais de TB. A publicação está disponível no site da OMS.

Artigos relacionados

Como a OMS recomenda que seja o tratamento para a tuberculose resistente

Número de mortos pela tuberculose volta a crescer pela primeira vez em mais de uma década

Referência

  1. WHO. WHO announces updates on new TB antigen-based skin tests for the diagnosis of TB infection. Disponível em: https://www.who.int/news/item/04-04-2022-who-announces-updates-on-new-tb-antigen-based-skin-tests-for-the-diagnosis-of-tb-infection. Acesso em 05 de abril de 2022

 

Saúde News

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você