Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Número de mortos pela tuberculose volta a crescer pela primeira vez em mais de uma década

Número de mortos pela tuberculose volta a crescer pela primeira vez em mais de uma década
Academia Médica
out. 19 - 2 min de leitura
000

A cada ano, o Relatório Global da Tuberculose da OMS fornece uma avaliação abrangente e atualizada da epidemia de TB e do progresso na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, em nível global, regional e nacional. Isso é feito no contexto de compromissos, estratégias e metas globais de TB. O relatório deste ano nos trouxe uma triste estatística: o número de pessoas mortas por tuberculose aumentou pela primeira vez em mais de uma década, principalmente porque menos pessoas foram testadas e tratadas, pois os recursos foram desviados para combater a pandemia do coronavírus. Além disso, devido às medidas restritivas, as pessoas procuraram menos, ou tiveram menos acesso aos serviços de saúde essenciais.

“Este relatório confirma nossos temores de que a interrupção dos serviços essenciais de saúde devido à pandemia possa começar a desvendar anos de progresso contra a tuberculose. Esta é uma notícia alarmante que deve servir como um alerta global para a necessidade urgente de investimentos e inovação para fechar as lacunas no diagnóstico, tratamento e cuidados para milhões de pessoas afetadas por esta doença antiga, mas evitável e tratável.” disse o Diretor-Geral da OMS.

Procurar soluções inovadoras e desenvolver ações para mitigar e reverter o impacto da pandemia COVID-19 na TB são urgentemente necessárias. A prioridade imediata é restaurar o acesso e a provisão de serviços essenciais de TB, de modo que os níveis de detecção e tratamento de casos de TB possam chegar aos níveis de 2019, no mínimo, segundo o relatório.

Se interessou em conferir o relatório na íntegra? Clique aqui e baixe sua versão em inglês.

 


Quer escrever?Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

Global Tuberculosis Programme. Global tuberculosis report 2021 [Internet]. Who.int. World Health Organization; 2021 [cited 2021 Oct 18]. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240037021 ‌

World Health Organization: WHO. Tuberculosis deaths rise for the first time in more than a decade due to the COVID-19 pandemic [Internet]. Who.int. World Health Organization: WHO; 2021 [cited 2021 Oct 18]. Available from: https://www.who.int/news/item/14-10-2021-tuberculosis-deaths-rise-for-the-first-time-in-more-than-a-decade-due-to-the-covid-19-pandemic ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você