Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Devemos liberar a dieta de maneira precoce na pancreatite aguda?

Devemos liberar a dieta de maneira precoce na pancreatite aguda?
Academia Médica
dez. 15 - 2 min de leitura
000

A pancreatite aguda (PA) é caracterizada como uma doença inflamatória decorrente da ativação anormal de enzimas pancreáticas e liberação de uma série de mediadores inflamatórios, atingindo, além do pâncreas, os tecidos peripancreáticos, podendo inclusive afetar outros órgãos subjacentes. 

Protocolos terapêuticos anteriores preconizavam o "repouso pancreático", ou seja, jejum, no tratamento inicial da PA, a fim de prevenir a recidiva da doença e a dor.

No entanto, sabe-se atualmente que o suporte nutricional, por sonda ou por via oral, é um componente crítico no manejo precoce da PA, prevenindo a desnutrição e reduzindo complicações graves e mortalidade.

Acredita-se que isso se deva graças à redução do dano mitocondrial e da depleção de ATP (energia) garantidas pela ingestão precoce de alimentos. Ainda assim, muitos regimes de tratamento desatualizados mantêm a ingestão gradual de alimentos ao longo de 5–7 dias após o quadro.

Com o objetivo de esclarecer essa questão, uma recente revisão sistemática de 8 ensaios clínicos randomizados (ECRs) que incluíram 748 pacientes com PA leve a moderada, avaliou se a alimentação oral imediata ou precoce afeta o tempo de permanência, custos e eventos adversos para PA, independentemente dos sinais clínicos ou indicadores laboratoriais.

Os resultados obtidos a partir da análise dos dados foi de que

pacientes no grupo  da realimentação oral imediata ou precoce tiveram menos custos e menor tempo de permanência do que os pacientes do grupo de realimentação retardada. No entanto, não houve diferença na mortalidade, taxa de recaída da dor, taxa de intolerância alimentar, taxa de progressão da PA e taxa de complicações gerais entre os grupos.

Portanto, esses dados (ainda limitados) sugerem que a realimentação precoce pode reduzir o tempo de permanência e os custos, sem aumentar os eventos adversos na PA leve a moderada.

Artigos relacionados


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Yao Qian, et al. Effects of immediate or early oral feeding on acute pancreatitis: A systematic review and meta-analysis. Elsevier [Internet]. DOI https://doi.org/10.1016/j.pa n.2021.11.009. ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você