Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

10 principais fatos que os médicos devem saber sobre cigarros eletrônicos ou vaping

10 principais fatos que os médicos devem saber sobre cigarros eletrônicos ou vaping
Academia Médica
jul. 18 - 5 min de leitura
000

Devido a um novo estudo publicado na circulation, algumas novas evidencias foram adicionadas ao Scientific Statement da instituição sobre o uso de cigarros eletrônicos / Vapers. O artigo original foi publicado no site da Ameriaca Heart Association e pode ser encontrado aqui

A seguir estão listados os 10 principais aspectos que devemos saber sobre o uso de cigarros eletrônicos para orientar melhor nossos pacientes e demais membros de nossa população atendida

  1. Entre os estudantes do ensino médio, o uso atual de cigarros eletrônicos ou vapers aumentou de 0,6% em 2011 para 4,9% em 2018, totalizando aproximadamente 570.000 estudantes.
  2. Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco Comportamentais de 2016 mostram que 1,2 milhão de adultos que nunca fumaram cigarros combustíveis eram usuários atuais de cigarros eletrônicos ou vapers.
  3. Por conterem ingredientes mais limitados e a ausência de combustão, os cigarros eletrônicos ou vapers são frequentemente anunciados como uma alternativa mais segura e potenciais ferramentas para cessação do tabagismo. No entanto, o surto de lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos ou vapers (EVALI) nos Estados Unidos em 2019 resultou em mais de 2.800 hospitalizações.
  4. O uso de cigarros eletrônicos ou vapers pode causar uma ampla gama de efeitos adversos graves à saúde, incluindo envenenamento por nicotina, traumas causados por explosões de bateria do dispositivo e lesões nos sistemas gastrointestinal, cardiovascular e neurológico.
  5. Esta declaração oferece uma revisão oportuna dos efeitos agudos e, especialmente, das implicações de longo prazo dos cigarros eletrônicos ou vapers na saúde cardiopulmonar. Evidências moleculares e clínicas iniciais sugerem diversos efeitos fisiológicos agudos dos cigarros eletrônicos ou vapers, especialmente aqueles que contêm nicotina.
  6. O uso de cigarros eletrônicos ou vapers durante a gravidez é comum entre mães grávidas que fumam ao longo da gestação e que utilizam os cigarros eletrônicos ou vapers para parar de fumar cigarros combustíveis. O uso de cigarros eletrônicos ou vapers pode ser percebido falsamente como uma alternativa mais segura em comparação ao tabagismo com cigarros combustíveis, e as mulheres tentam reduzir o estigma ou preocupações com a saúde durante a gravidez.
  7. Embora sejam necessários mais estudos para entender o perfil completo de riscos à saúde dos diferentes tipos de dispositivos de cigarros eletrônicos ou vapers e líquidos utilizados, as afirmações de que os cigarros eletrônicos ou vapers não apresentam absolutamente nenhum risco à saúde são falsas com base nas evidências limitadas, porém crescentes, disponíveis.
  8. Dado que a prevalência do uso de cigarros eletrônicos ou vapers entre os jovens tem chegado a 20% nos últimos anos nos Estados Unidos, é fundamental avaliar os efeitos de curto e longo prazo desses produtos na saúde, bem como o desenvolvimento de esforços intervencionais e de saúde pública para reduzir o uso entre os jovens.
  9. As taxas de uso de cigarros eletrônicos ou vapers são altas entre adolescentes e adultos jovens. Isso é especialmente verdadeiro para jovens de populações com recursos limitados: aqueles com baixo status socioeconômico, aqueles que se identificam como LGBTQ, aqueles com menor nível educacional, aqueles de comunidades carentes e aqueles com condições de saúde mental.
  10. Apesar dos esforços para regular os cigarros eletrônicos ou vapers, ainda existem lacunas nas regulamentações que permitem à indústria do tabaco continuar a venda de produtos de tabaco que são facilmente acessíveis a crianças e adultos jovens.

A compreensão dos 10 aspectos principais acerca do uso de cigarros eletrônicos é crucial para fundamentar as orientações médicas na interação com os pacientes. Essa necessidade foi salientada na publicação de Fernando Carbonieri, médico e diretor da Academia Médica, onde ele discute os riscos cardiopulmonares associados ao vaping / uso de cigarros eletrônicos, bem como estratégias eficazes para abordar o tema com os pacientes. Isso vai ao encontro da missão da Academia Médica, que está comprometida em conscientizar e fornecer conteúdo relevante aos colegas médicos, auxiliando-os com conteúdos e atualizações relevantes as suas práticas diárias e na tomada de decisões clínicas.

Assine nossa newsletter, e receba nossas publicações diariamente! 😉


Leia também: 


Referência: 

American Heart Association. (n.d.). Top things to know: Cardiopulmonary impact of electronic cigarettes and vaping products. Professional Heart Daily. Retrieved from https://professional.heart.org/en/science-news/cardiopulmonary-impact-of-electronic-cigarettes-and-vaping-products/top-things-to-know





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você