Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

12 filmes sobre saúde e medicina para você assistir na Netflix

12 filmes sobre saúde e medicina para você assistir na Netflix
Gideão Calebe
jan. 28 - 9 min de leitura
020

O final de semana está chegando, que tal separar um tempinho para relaxar e assistir algum filme interessante? E por que não algum filme que trate de questões da saúde ou histórias médicas? Pensando nisso listei 12 filmes disponiveis na Netflix, que retratam temas antigos ou atuais sobre medicina e saúde, confira:

 

1. My Beautiful Broken Brain 

Um documentário original da Netflix que mostra a jornada de Lotje Sodderland de 34 anos, ao sofrer um acidente vascular hemorrágico tem sua vida virada de ponta-cabeça, em uma nova realidade distorcida onde as palavras não têm significado para ela e sua percepção sensorial e senso de lógica mudaram, demonstrando a fragilidade e também a grandeza de seu cérebro. Lotje faz de sua recuperação um projeto, gravando frustrações e conquistas ao reaprender a falar, ler e escrever.

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80049951 

 

2. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

Este aclamado filme baseado em uma história real, narra a história de vida de Ben Carson, que superou o preconceito devido à cor e à pobreza, para se tornar um talentoso e reconhecido neurocirurgião. Ben, tornou-se o primeiro médico a conseguir separar gêmeos siameses craniópagos com sucesso, contribuindo para o avanço da Medicina de maneira brilhante, escreveu diversos livros sobre sua carreira médica  e foi professor e diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins. 

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/70114497 

 

3. O Mínimo para Viver

Contando com Lily Collins e Keanu Reeves no elenco, o filme acompanha a luta da jovem Ellen para aceitar que está doente e vencer a anorexia. Além de tentar sempre se manter num peso abaixo do considerado normal, ela pratica excessivamente exercícios físicos e calcula freneticamente as calorias dos alimentos. Até que é apresentada ao Dr. Beckham, que possui um método de tratamento não convencional, proibindo conversas sobre comida e que seus pacientes sintam pena de si próprios. O Mínimo para Viver funciona tanto como alerta para o potencial destrutivo da ditadura da magreza quanto como uma história de superação.

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80171659 

 

4. Extremis

Extremis é um curta documental original da Netflix, indicado ao Oscar de melhor documentário curta-metragem em 2017, que segue a rotina da Dra. Jessica Nutik Zitter e seu trabalho na unidade de cuidados intensivos (UTI) no Oakland’s Highland Hospital, conta a história de pacientes em estado terminal e a difícil decisão: mantê-los vivos, ligados à maquinas, ou deixar o curso natural da vida seguir? A Dr. Muito bem preparada e especializada em cuidados paliativos, convive diariamente com a dificuldade em lidar com familiares perante as decisões que devem ser tomadas. 

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80106307

 

5. Um Homem Entre Gigantes

Will Smith interpreta a história real do nigeriano Dr. Bennet Omalu, um neuropatologista forense que diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Investigando mais sobre o assunto, ele descobre a  Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) e percebe que é um mal comum entre profissionais do esporte, devido repetidas concussões durante os jogos.   

O neuropatologista decide compartilhar com o mundo sua descoberta e faz de tudo para expor a verdade, tentando explicar a doença de forma acessível ao público leigo. Entretanto a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) para não se envolver em escândalos, tenta parar suas pesquisas e desacreditar seu médico e todo seu estudo científico,  mesmo que isso signifique continuar arriscando a vida de seus jogadores. Omalu então se vê sozinho lutando contra a maioria nesta batalha. 

O filme mescla cenas reais e reportagens com cenas fictícias, trazendo o problema da ETC à tona de uma maneira muito mais verossímil.

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80064511 

 

 6. Anatomia

Anatomia é um filme alemão, de suspense e terror, que conta a história de Paula, uma estudante de medicina que participa de um prestigioso curso de anatomia. Porém, se atormenta ao perceber que um dos cadáveres de estudo é um jovem que conheceu dias antes. Ao investigar mais a fundo, ela logo descobre uma sociedade secreta que realiza pesquisas em humanos vivos para conseguir cadáveres com casos raros para estudo.

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/60003410 

 

7. Maconha Medicinal: Cura ou Crime?

O polêmico documentário mostra a história de cinco famílias com filhos pacientes de câncer mas que em meio a seus tratamentos, utilizam medicamentos à base de cannabis. Além disso o filme traz também depoimentos de médicos, pesquisadores e pacientes que foram curados por tratamentos com a maconha medicinal, e mostra como é grande o preconceito contra a planta e como isso dificulta o tratamento de muitas pessoas ao redor do mundo, evidenciando a necessidade de mais avanços legislativos que podem salvar vidas. 

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/81016247 

 

8. Operação Enganosa

“De membros biônicos à invenção do marcapasso, o avanço crescente da tecnologia é responsável por feitos incríveis da medicina moderna, porém há um lado negro em toda essa inovação.” Este documentário traz depoimentos reais de vítimas que tiveram suas vidas prejudicadas devido à sistemas de saúdes que privilegiam interesses pessoais antes dos pacientes, colocando suas vidas em risco. 

Com legislações falhas, encobrimentos corporativos, interesses voltados ao lucro, o filme levanta a questão: Será que tecnologias desenvolvidas para salvar vidas podem estar, na verdade, nos matando? 

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80170862 

 

9. A Partida Final 

Produção original Netflix, indicada ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2019, trata dos últimos momentos de pacientes terminais, visando retratar o trabalho de profissionais que se dedicam aos cuidados paliativos.  

O filme mostra a rotina do hospital da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e de uma casa de apoio para pacientes terminais. Alguns pacientes negam o internamento, para viver seus últimos momentos em casa tranquilamente, a equipe então dá todo o suporte necessário para confortar seus pacientes caso suas partidas sejam fora do hospital. Os médicos procuram ajudar os pacientes e familiares a mudar suas percepções de vida e morte, na tentativa de diminuir o medo deste evento tão natural. 

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/80210691 

 

10. Tudo por Roona

Este documentário produzido pela Netflix detalha as lutas enfrentadas por Roona Begum, uma criança indiana portadora de hidrocefalia. Seu caso viralizou em 2013, após imagens que mostravam suas condições precárias se espalharem nas redes sociais. Ela e sua família lutam diariamente por melhores condições de vida e buscam para tratamento profissional. 

O documentário Tudo por Roona merece ser visto por, além de acompanhar a história da menina entre suas cirurgias, também revela os problemas de saúde pública presente na Índia

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/81089353 

 

11. Convergência: Coragem em Tempos de Crise

Este documentário mostra como a pandemia afetou diversas regiões do mundo, como Brasil, China, Índia, Irã e Peru. Conta a história de nove pessoas e suas rotinas de vida, mas que precisam enfrentar a urgência da COVID-19, e conforme as dificuldades que surgem, percebemos que em comum histórias demonstram a natureza humana em ajudar o próximo, impactando a comunidade ao seu redor, principalmente em um momento tão delicado quanto este em que o mundo enfrenta. A produção enfatiza como esta doença pode ser agressiva, principalmente em nações precárias.

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/81270166 

 

12. Uma Prova de Amor

Este emocionante filme conta a história de Kate (Sofia Vassilieva), uma adolescente que sofre de leucemia desde criança. Nem seus pais ou seu irmão tem compatibilidade para ajudá-la com transfusões de sangue ou doanção de medula que Kate necessita. Por indicação médica, sua mãe Sara (Cameron Diaz) gera uma criança através de inseminação, geneticamente criada para salvar a própria irmã. Assim a história gira em torno de Anna (Abigail Breslin), que desde pequena faz exames de sangue frequentemente, cirurgias e injeções na esperança da cura de sua irmã mais velha. A reviravolta acontece quando Anna aciona ao tribunal exigindo sua emancipação, exigindo decidir sozinha o que fazer com o próprio corpo. 

O caso judicial fica em segundo plano, a prioridade do filme é narrar a história de vida de Kate e seu sofrimento com a doença. São abordados temas como proteção dos pais, livre arbítrio, vida e morte. Um drama que vale a pena ser visto!

Assista ao filme aqui: https://www.netflix.com/watch/70113003 

 


Gostou dos filmes indicados? Lembra de mais algum que poderia estar nesta lista? Comente e compartilhe conosco outros filmes interessantes da área da saúde!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você