Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dica de série: "Corpo Humano: Nosso Mundo Interior"

Dica de série: "Corpo Humano: Nosso Mundo Interior"
Academia Médica
set. 6 - 3 min de leitura
000

Está procurando uma série interessante para assistir neste feriado? Uma boa pedida é a série documental "Corpo Humano: Nosso Mundo Interior" (Human: Our World Within, no título original) produzida pelo canal PBS e exibida pela Netflix. 

Ao longo de 6 episódios, cada um com cerca de 50 minutos de duração, somos levados a explorar as profundezas e a desvendar os mistérios de 6 dos sistemas do corpo humano: nervoso, circulatório, digestório, imunológico, sensorial e reprodutivo. Cada episódio busca focar em um destes sistemas, e, em conjunto com a opinião e conhecimento de médicos e outros profissionais, podemos não só aprender e nos recordar de muitos conceitos básicos de cada um, mas também conhecer pesquisas que estão sendo feitas e novas perspectivas pelo olhar dos pacientes. 

No primeiro episódio, a série busca abordar o funcionamento do misterioso sistema nervoso. Por meio de um paciente amputado com uma prótese biônica em desenvolvimento, podemos entender como o nosso cérebro transforma informações ambientais externas e internas em impulsos nervosos e os converte em informação, elaborando, por fim, uma resposta. O segundo episódio se dedica a estudar o sistema cardiovascular e em especial o coração e como estes agem para garantir a nossa sobrevivência em eventos extremos. O terceiro episódio se aprofunda no sistema digestório e em especial na conversão do alimento em energia para o corpo, mas também nas funções do intestino, órgão considerado nosso "segundo cérebro".

O quarto episódio se dedica a explicar o sistema imunológico, tão em voga atualmente. Neste, podemos entender um pouco melhor sobre os nossos sistemas de defesa e também sobre doenças relacionadas a ele, como alergias, além de descobrir como podemos melhorar seu desempenho. No penúltimo episódio somos levados a refletir sobre a operação dos sentidos (visão, olfato, paladar, audição, tato e a propriocepção), e podemos inclusive conhecer a história de uma cantora surda. Por fim, o sexto episódio relata o funcionamento dos sistemas reprodutores masculino e feminino e todos os processos que precisam ocorrer para que seja gerada uma nova vida. Neste, também podemos conhecer mais a fundo a importância da amamentação e da programação metabólica, além de assuntos atuais como fertilização in vitro e a gestação por um homem transexual.

A série é recheada de exemplos, o que torna a explicação extremamente didática e cativante. Além disso, as animações são muito bem feitas e conseguem traduzir processos que são, muitas vezes, abstratos. Fica a nossa dica para reunir a família e aproveitar o feriado. Uma série para leigos mas que todos da área de saúde vão aproveitar muito!

Clique aqui para ver o trailer.

Links relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você