Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 Dicas para um consultório mais rentável

5 Dicas para um consultório mais rentável
Fernando Carbonieri
mar. 9 - 4 min de leitura
000

Aqui listamos 5 coisas que você deve fazer para ter um consultório mais rentável e eficiente.

1.Comece a prescrever de forma eletrônica :

Para utilizar esse método você não precisa de de um sistema de prontuário eletrônico. Há inúmeros serviços na web que podem ajudá-lo a  economizar tempo, principalmente quando se trata de repetição de receitas de medicamentos de uso contínuo. Seus assistentes e você terão inúmeros benefícios, e perceberão o quanto de tempo foi economizado com essa prática.

Ainda será necessário carimbar e assinar a receita, pelo menos enquanto os sistemas de assinatura digital não forem melhores divulgados aqui no Brasil.

2. Participe de discussões online: seu futuro cliente pode achá-lo por esses grupos.

Médicos que participam nesses grupos nos EUA acabam praticando um diferencial no preço de suas consultas. Quanto mais em evidência o profissional, mais procurados são seus serviços e mais você poderá cobrar por isso. Seus esforços iniciais para começar esta prática podem demandar algum tempo no início, mas depois viram rotina e passa a ser uma atividade bastante prazerosa para quem gosta de se comunicar online com os seus pacientes. Não confunda essa prática, no entanto, com propaganda. O objetivo é orientar e esclarecer a população sobre assuntos da sua especialidade!

No Brasil, existem regras específicas para a publicidade médica, que você pode encontrar AQUI. Adeque-se e comece a ter mais clientes.

3.Interaja com seu paciente online.

Convide seus pacientes para entrar em contato contigo por essa maneira. Você pode fazer isso por duas maneiras:

  • Criar um portal onde você crie um sistema que permita interações com o paciente com: Adição dos resultados laboratoriais; marcação de consultas e mudanças de consultas; serviço de "pergunte a enfermeira", publicidade de outros serviços prestados por você e sua equipe - desde que obedeça ao manual de publicidade médica...  A desvantagem é o custo inicial para montagem de um sistema desse tipo.
  •  Se você não tem seu próprio site, crie uma página de perfil em sites dedicados a comunicação médico-paciente. Comunique-se com seus pacientes de consultório por ali, tire dúvidas, dê orientações e interaja com pessoas da sua cidade que possuem dúvidas na sua especialidade.

4. Escolha e implemente um sistema de prontuário eletrônico.

Não deveria surpreender ninguém que esse tópico estaria nessa lista de top 5 coisas que você deve fazer para melhorar seus rendimentos. Por que não é a primeira da lista? Por que ao fazer as demais coisas, essa implementação é mais fácil e apropriada.

Se você não sabe ou não está seguro do como implementar o uso de tecnologias na sua prática, você deve procurar alguém para ajudá-lo a implementar isso. Fazendo os passos listados acima já é um excelente começo para familiarizar-se com os sistemas de gestão de pacientes.

Depois de adotar essas medidas pouco invasivas, você e seus funcionários estarão mais preparados para apostar em uma mudança mais radical.

Comece sua própria comunidade e investigue soluções que podem ser fornecidas pela clínica ou hospital que você trabalha. Conheça também o como seus colegas médicos estão lidando com essas novas tecnologias.

5. Otimize seus funcionários. 

Examine e compare o nível dos seus funcionários com o de outros colegas. Principalmente os de mesma especialidade que a sua. Compare você com aqueles que estão usando um sistema de prontuários eletrônicos. Além disso compare VOCÊ com a produtividade de outras especialidades médicas

Lembre-se que otimizar não significa, em hipótese nenhuma, minimizar. Otimizar o nível de seus funcionários significa ter o número certo de pessoas fazendo aquilo que é certo para realizar sua melhor produção e expectativas de lucro. Não há uma linha de corte que diz o número de funcionários que você precisa. Na verdade médicos de sucesso trabalham com inúmeros colegas. Ao dividirem sua ação, eles podem estar aonde são requisitados e apenas no momento  necessário.  Isso é garantia de Lucro

Essas foram as 5 dicas para obter maior lucro com sua prática diária. Comece a usá-las.

Conhece mais algumas dicas? Divida-as conosco.

Essas recomendações foram adaptadas do MedPageToday.com

Texto publicado pela primeira vez na Academia Médica em 2014.

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você