Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5ª Semana CapacitaSIT da ENIT: Uma abordagem sobre Riscos psicossociais relacionados ao trabalho

5ª Semana CapacitaSIT da ENIT: Uma abordagem sobre Riscos psicossociais relacionados ao trabalho
Academia Médica
jun. 27 - 3 min de leitura
000


A Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT), um órgão vinculado à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), tem como meta principal coletar, registrar, produzir e disseminar conhecimento direcionado às atividades da Inspeção do Trabalho. Ela está comprometida com a promoção de uma educação continuada e melhoria constante dos serviços públicos, através da realização de programas de capacitação, eventos e intercâmbios técnico-profissionais.

Com presença em todas as 27 unidades federativas do Brasil, a ENIT coordena suas ações de capacitação em estreita sintonia com o planejamento estratégico da SIT e das unidades descentralizadas do Ministério da Economia. A escola também se empenha continuamente na produção científica e colaboração técnica com entidades e organizações nacionais e internacionais, visando à melhoria constante da Inspeção do Trabalho.

Entre 26 e 30 de junho, a ENIT está realizando a 5ª Semana CapacitaSIT, um evento ao vivo voltado para a compreensão dos riscos psicossociais associados ao trabalho. Disponível no canal do YouTube da ENIT, o evento representa uma excelente oportunidade para trabalhadores, empregadores e gestores se conscientizarem da importância de reconhecer e administrar esses riscos, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

No contexto dessa abordagem, destacamos o estudo intitulado Adoecimento Mental e Suicídio no Trabalho: Negação da Condição Humana pelo Trabalho, publicado na Revista da ENIT em 2022. Nele, os autores exploram a conexão entre sofrimento humano, doença mental e trabalho, argumentando que nossa sociedade contemporânea pode, inadvertidamente, propiciar espaços de sofrimento, doença e, em alguns casos, morte, ao basear a existência humana na lógica da produtividade laboral.

O estudo é uma valiosa contribuição para a atual discussão sobre os impactos psicossociais do trabalho, proporcionando reflexões significativas sobre o sofrimento mental vivenciado por trabalhadores em um contexto social marcado pelo agravamento e pela precarização das condições laborais. Tais questões, dentre outras ligadas aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, serão abordadas durante a 5ª Semana CapacitaSIT.

A ENIT e a 5ª Semana CapacitaSIT representam esforços significativos para educar, informar e promover um debate aberto sobre questões cruciais que afetam os trabalhadores. Profissionais de saúde, assim como todos aqueles interessados no campo laboral, são encorajados a participar dessas atividades, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos. As transmissões ao vivo do evento entre 26 a 30 de junho ocorrem das 9:00 às 11:30, mas todos os conteúdos ficam disponíveis para acesso posterior no canal do YouTube da ENIT.




Leia também: 





Referências: 


BRITO, M. E., DA SILVA, A. A. B., & de Araujo, E. A. B. S. (2023). ADOECIMENTO MENTAL E SUICÍDIO NO TRABALHO: NEGAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA PELO TRABALHO. Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho.

Ministério do Trabalho e Previdência. (n.d.). ENIT - Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/escola/enit-informacoes




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você