[ editar artigo]

A História Global da Saúde como você nunca viu. Conheça o novo curso da Academia Médica

A História Global da Saúde como você nunca viu. Conheça o novo curso da Academia Médica

A História da Saúde é completamente diferente de tudo o que você já viu ou ouviu sobre o assunto! E é para te trazer uma nova perspectiva sobre isso que a Academia Médica, juntamente com o professor Áureo Lustosa Guérios, está lançando o curso História Global da Saúde: um encontro entre ciência, arte e cultura.

Neste curso, você vai além da história da medicina para conhecer a História da Saúde, vai além da Europa para aprender uma História Global, vai além do laboratório para descobrir a interação fascinante entre a ciência, a arte e a cultura.

Prepare-se para mergulhar em séculos da história da saúde: da pré-história ao presente (e futuro!), passando pela Idade Média, o Renascimento e a Revolução Científica. E esta aventura vai levar você aos quatro cantos do globo ao olhar para além da Europa e abordar também as práticas da cura na Ásia, África e Américas.

Aqui você vai descobrir uma nova versão da história da saúde, uma versão mais completa e muito mais complexa, contada sob a perspectiva da arte e da cultura.

Este é um curso amplo que expandirá seus horizontes culturais. Por isso, ele não é apenas para médicos ou historiadores: é um curso para todos aqueles que buscam ampliar seus limites e compreender sua prática profissional e o mundo que nos cerca.

 

O que você vai aprender nesse curso:

A construção da História da Saúde através da interação entre a ciência, a arte e a cultura.

Uma perspectiva inusitada e enriquecedora sobre a História da Saúde, que vai muito além de Hipócrates e da Europa para abraçar inúmeras tradições da cura de diferentes partes do planeta.

O encontro fascinante entre a Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e demais Ciências da Saúde, e os valiosos resultados desta comparação

As trajetórias complementares das ciências da saúde narradas sob um viés rico e complexo que considera o impacto da arte, da história e da literatura na prática da saúde.

Inúmeras curiosidades e reflexões inusuais sobre a história da ciência, especialmente sobre a Saúde.

As muitas contribuições das Ciências Humanas às práticas da cura no passado e, especialmente, no presente.

A importância de humanizar a Medicina e as Ciências da Saúde.

As contribuições extraordinárias de culturas do mundo inteiro à História da Saúde: da África às Américas, da Ásia à Europa, todos têm seu espaço.

Um recorte cronológico único que se expande da pré-história ao presente e também ao futuro da assistência médica.

Uma didática envolvente e descontraída com que você aprenderá muito, sempre com um sorriso no rosto!

E muito mais...

Quem é seu professor? Áureo Lustosa Guérios

Áureo trata a sua dependência em livros cursando o doutorado em Humanidades Médicas na Universidade de Pádua, na Itália. Por lá, ele aproveita a quarentena para estudar como as epidemias interagem com a história e a arte.

Áureo obteve seu mestrado em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha, na Itália, com uma tese sobre a Divina Comédia e a história medieval.

Nos anos recentes, Áureo infectou outros pesquisadores com suas ideias em conferências internacionais. Em 2020, ele foi entrevistado a respeito de seu doutorado pela Universidade de Munique, na Alemanha. Meses depois, foi convidado a ministrar uma aula sobre a história das pandemias na Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Recentemente, em 2021, ele foi escolhido como um dos palestrantes da Commission on Science and Literature, um evento internacional organizado conjuntamente pela Universidade Aberta da Grécia e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Áureo ainda falará entre abril e junho em conferências promovidas pela British Society for Literature and Science, pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, e pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Além disso, Áureo também é o criador do Literatura Viral, um podcast contagiante em que você pode ouvi-lo falar sem parar sobre arte, doenças e Humanidades Médicas. Ele espera que, um dia, o podcast vire uma febre.

 

Para saber mais sobre o curso História Global da Saúde, acesse: https://bit.ly/curso-hgs

 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você