Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A incredulidade perante a capacidade dos animais de sentir e expressar emoções

A incredulidade perante a capacidade dos animais de sentir e expressar emoções
Academia Médica
mar. 21 - 2 min de leitura
000

Diversos estudos realizados com animais mostram que as pessoas não são os únicos seres capazes de experimentar e manifestar emoções e sensações como dor, medo e prazer. Porém, uma pesquisa conduzida por integrantes da Escola de Psicologia da Universidade de Kent, na Inglaterra, afirma que os humanos ainda não estão totalmente preparados para ser empáticos em relação ao sofrimento animal e entender de forma adequada as capacidades mentais sofisticadas dos bichos.

Através de cinco experimentos, que contaram com a participação de cerca de 2 mil pessoas, os cientistas tentaram explorar como as pessoas pensam e reagem sobre as capacidades mentais, sociais ou emocionais avançadas de animais de diferentes espécies. Eles descobriram que a maioria dos indivíduos integrantes dos experimentos davam pouco crédito ou se mostravam céticos diante de constatações como a capacidade dos animais de espelhar os outros, copiando gestos e comportamentos, e experimentar e expressar emoções.

Por outro lado, a maioria dos participantes reagiu de forma receptiva diante de evidências que sugeriam que os animais não podiam sentir ou pensar. Isto fez com que os autores do trabalho concluíssem que existem barreiras psicológicas que impedem as pessoas de ver os animais como eles realmente são, fazendo com que os mesmos ainda sejam considerados inferiores mesmo por quem os trata com amorosidade.

Segundo a pesquisa, entender e aceitar as capacidades mentais sofisticadas dos animais pode influenciar na forma como as pessoas os tratam e utilizam para alimentação, pesquisa médica, trabalho e entretenimento, contribuindo para que eles sejam respeitados e evitando objetificação.

Referência:                                                  

Stefan Leach et al, Changing minds about minds: Evidence that people are too sceptical about animal sentience, Cognition (2022). DOI: 10.1016/j.cognition.2022.105263

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você